Premiê britânico indica envio de tropas à Ucrânia “se necessário”
A possibilidade de envio das tropas ao território ucraniano foi indicada em artigo do premiê Keir Starmer
atualizado
Compartilhar notícia

O primeiro-ministro do britânico, Keir Starmer, afirmou que o Reino Unido está preparado para mandar tropas à Ucrânia “se necessário” para assegurar um acordo para acabar com a guerra com a Rússia.
A possibilidade de envio das tropas ao território ucraniano foi indicada em artigo publicado pelo premiê no jornal The Telegraph, neste domingo (16/2).
“O Reino Unido está pronto para desempenhar um papel de liderança na aceleração do trabalho sobre garantias de segurança para a Ucrânia […] Isso significa também estarmos prontos e dispostos a contribuir para as garantias de segurança da Ucrânia, colocando as nossas próprias tropas no terreno, se necessário”, escreveu.
Starmer ressaltou ainda que “qualquer papel que contribua para garantir a segurança da Ucrânia ajuda a garantir a segurança do nosso continente e a segurança deste país”.
A declaração ocorre pouco antes da reunião do premiê com líderes europeus em Paris. O anunciou, segundo a imprensa local, coloca pressão sobre os outros líderes europeus para que façam um gesto semelhante.
Nesta segunda-feira (17/2), o presidente francês Emmanuel Macron se reunirá com líderes europeus em uma reunião de emergência para tratar da situação da guerra na Ucrânia. Estarão em Paris para o encontrorepresentantes França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha, Países Baixos, Dinamarca, Comissão Europeia, Conselho Europeu e Otan.