body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
Livrarias negras exalam paixão e militância em um mercado frágil
Inaugurar uma livraria especializada em autores ou temas negros é um ato político e uma declaração de amor aos livros – nem sempre acompanhada por uma estratégia comercial. Não é coincidência existirem poucas iniciativas. Uma das pioneiras é a Contexto, de Nair Araújo, mulher negra que abandonou os trabalhos domésticos para militar em sua livraria nos anos 1970.
Há um claro desejo de reclamar mais força para o poder executivo. E esse desejo não me parece tão despropositado assim
Sim, Donald Trump é um perigo ambulante, um narcisista descontrolado com pouquíssimo amor às regras da democracia e sem qualquer respeito pelas suas instituições. Já sabemos tudo isto de cor e salteado. Mas há um aspecto da sua governação a que convém prestar atenção, porque podemos aprender alguma coisa com ele. Estima-se que desde o início deste seu segundo mandato Donald Trump já tenha emitido cerca de 140 ordens executivas, entre questões de imigração, educação ou ambiente. É um recorde absoluto. Por um lado, Trump toma essa opção para fugir a possíveis bloqueios do congresso, e fazer o que lhe dá na real gana. Mas, por outro lado – e é esse o lado que me interessa discutir hoje aqui –, há um claro desejo de reclamar mais força para o poder executivo. E esse desejo não me parece tão despropositado assim. Vale a pena explicar porquê.
O segredo do encanto de Lady Gaga? Um velho conhecido: a performance populista
Não sabendo que era impossível, Lady Gaga foi lá e fez. E não, não estou falando do recorde de público, mas do fato de que a cantora conseguiu alcançar, ainda que por um instante pequeno e fugaz, algo que o governo atual, e a esquerda de forma geral, tem tido profunda dificuldade: agradou, ao mesmo tempo, “identitários” e “bolsominions”. Ao contrário do que a maioria esperava, dada a repercussão negativa do show de Madonna, enquadrado como exemplo de “degeneração”, o espetáculo de Lady Gaga em Copacabana gerou pouquíssimo ruído moralista. Ainda que discursos religiosos tenham ganhado certa repercussão nas redes sociais, a velha narrativa de pânico satanista não ecoou nem alto, nem longe. Na verdade, muito pelo contrário, no Instagram oficial da ex-deputada evangélica Carla Zambelli, por exemplo, elogios abertos à cantora foram tecidos. O segredo do encanto de Lady Gaga? Um velho conhecido: a performance populista.
Um polo da política brasileira foi estabelecido em Pequim
O exercício da política no Brasil possui características muito especiais. Nos últimos tempos, deputados, senadores, governadores e ministros de estado têm procurado desenvolver debates e eventuais conchavos no exterior. Já foram realizados vários congressos em Lisboa, inúmeros em Londres, mas é em Nova Iorque que ocorre o maior número de encontros políticos brasileiros. A todo momento figuras de destaque no Brasil se reúnem na cidade norte-americana para trocar ideias diante de repórteres convidados para ouvir ideias e presenciais negociações.
A praça está cheia deles
Bolsonaro
“Está previsto 40 anos de cadeia. Me prendam. Estou com 70 já, quase morri em uma cirurgia. Vou morrer, não vai demorar. Eu não sei até quando vou resistir”. (Bolsonaro, num esforço de se vitimizar)
Enquete
Este é um Congresso Nacional com ou sem vergonha? Respostas de 1.449 leitores:
Com vergonha – 7%
Sem vergonha – 93%
Bolsonaro, Eduardo e Zambelli
Comecemos pelo regente, Jair Messias Bolsonaro, que o Exército afastou de suas fileiras nos anos 1980 por ter planejado explodir bombas em quartéis e em outras unidades militares do Rio de Janeiro. Na época, ele estava indignado com o salário que recebia.
Humor
A Caxemira abastece cerca de 75% da água total do Paquistão, e 30% da água total da Índia
A guerra entre a Índia e o Paquistão em torno da Caxemira é uma guerra, fundamentalmente, por causa da água. Podemos viver sem petróleo? Seria desastroso em nossa vida cotidiana, mas seria possível. Podemos viver sem água? Não. Na medida em que a água venha a ficar cada vez mais escassa, as guerras d’água se tornarão cada vez mais frequentes e desastrosas.
Israel considera que o bloqueio à entrada de ajuda é essencial para pressionar o Hamas, mas à luz do direito internacional é ilegal
Depois de, já esta semana, três responsáveis israelitas terem reconhecido que o território de Gaza está prestes a sofrer fome generalizada, o mundo acordou na quinta-feira (15/5) com a notícia de um novo bombardeio na zona de Khan Yunis. Mais 79 mortos. Tinha havido outro ataque na noite anterior.
Leão XIV escolheu um grande desafio com um grande peso. Será que ele vai adiante?
Está muito cedo para saber-se o que aconteceu nas quatro sessões que levaram os cardeais a escolher o Cardeal Robert Prevost, americano e peruano, para tornar-se o Papa Leão XIV. Ele adquiriu a nacionalidade peruana, uma vez que a legislação daquele país exige que todo cidadão que esteja há mais de dez anos ali se naturalize peruano. Só ele pode dizer se foi uma vontade pessoal e um amor que cresceu ou se apenas cumpriu uma exigência legal. O certo é que, de uma forma ou de outra, a legislação pode ter influenciado na sua escolha.
À espera das mudanças que Lula prometeu
No momento, o dilema ético do governo tem pelo menos três faces escandalosas: a do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que teve seu sigilo fiscal quebrado por suspeita de graves irregularidades; a do ministro da Previdência Social, Romero Jucá, acusado de ter oferecido fazendas inexistentes como garantia de empréstimos bancários; e a da máquina montada pelo PTB para arrecadar dinheiro sujo.
Cai o presidente da CBF. Revelados áudios de agente da Polícia Federal sobre a trama golpista do 8 de janeiro
Márcio Macedo
“A fraude não começou neste governo, mas vai acabar neste governo”. (Márcio Macedo, ministro da Secretaria Geral da Presidência, sobre a roubalheira do dinheiro de aposentados e pensionistas do INSS)