body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Dólar fica no zero a zero com recuo de Trump sobre cobrança de tarifas

Moeda americana registrou alta minúscula, de 0,02%, e manteve a cotação da véspera, de R$ 5,75. Bolsa subiu 0,30%

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Onur Coban/Anadolu Agency/Getty Images
Dólar americano
1 de 1 Dólar americano - Foto: Onur Coban/Anadolu Agency/Getty Images

O dólar manteve-se estável nesta quinta-feira (6/3). Ele fechou em leve alta de 0,02%, cotado a R$ 5,75. Na véspera, ele ficou no mesmo patamar, mas depois de registrar queda de 2,71%. Com o resultado do último pregão, a moeda americana acumula queda frente ao real de 2,69% em março e baixa de 6,84% no ano.

A Bolsa brasileira (B3) fechou em alta. O Ibovespa, o principal índice da B3, registrou elevação de 0,25%, aos 123.356 pontos. Para os técnicos, variações em torno de 0,20%, para cima ou para baixo, mostram estabilidade do indicador.

Na avaliação de analistas, ambos os resultados estão relacionados ao fato de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado um novo recuo em relação à cobrança de tarifas sobre produtos importados do México e do Canadá.

O republicano disse, por exemplo, que México está isento de pagar sobretaxas sobre qualquer bem ou serviço cobertos pelo acordo comercial da América do Norte, conhecido como USMCA. A decisão foi tomada depois de uma conversa entre Trump e a presidente mexicana Claudia Sheinbaum.

Impacto global

Uma posição menos radical de Trump em relação às tarifas atenua o medo existente no mercado sobre a formação de turbulências no comércio internacional. Mesmo porque esses trancos podem resultar num aumento na inflação americana, algo que tem forte repercussão na definição do patamar dos juros nos EUA e na cotação do dólar no restante do mundo.

Para Bruno Shahini, especialista em investimentos da fintech Nomad, a cotação do dólar em relação ao real está em “modo de espera”. Mas esse quadro pode mudar amanhã, com a divulgação do relatório de empregos, o “payroll”, nos Estados Unidos. Se ele mostrar uma retração da economia, isso pode indicar um novo afrouxamento da política monetária americana, com tendência de queda de juros. Caso contrário, o dólar deve subir.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?