body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump não desiste de anexar Groenlândia, mas chefe da Otan se esquiva

Donald Trump recebeu o chefe da Otan, Mark Rutte, na Casa Branca para discussões sobre a aliança militar, segurança internacional e Ucrânia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrew Harnik/Getty Images
Imagem colorida mostra Trump e líder da Otan - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Trump e líder da Otan - Metrópoles - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, e voltou a falar sobre anexar a Groenlândia, um território da Dinamarca. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (13/3), na Casa Branca.


Trump e Groenlândia

  • Durante seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump chegou a ventilar a ideia de comprar a Groenlândia. A retórica voltou a ser repetida durante a corrida eleitoral de 2024. 
  • Apesar de ser uma região autônoma, a Groenlândia faz parte do território da Dinamarca. O país é um dos 32 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
  • Trump argumenta que a anexação da ilha ao território norte-americano é uma questão de “segurança nacional”.
  • A Groenlândia é rica em recursos naturais, e já abrigou bases militares dos EUA.

Questionado sobre suas ambições expansionistas contra a região autônoma da Dinamarca, o presidente norte-americano disse acreditar que a anexação realmente vai acontecer, sem dar maiores detalhes.

“Acho que [anexar a Groenlândia] é importante para a segurança internacional”, disse Trump ao lado de Rutte no Salão Oval da Casa Branca.

Sobre o tema, o líder da Otan tirou o corpo fora, e disse que não pretende arrastar a aliança militar para a questão.

“Quando se trata da Groenlândia se juntar aos EUA, eu deixaria isso de fora”, destacou Rutte. “Não quero trazer a Otan para isso”.

Apesar do chefe da Otan se esquivar do assunto, uma possível intervenção norte-americana na ilha autônoma da Dinamarca iria, em tese, contra o principal princípio da aliança militar.

O país europeu onde a Groenlândia está localizada é um dos 32 membros do bloco atlântico. Por isso, as outras nações que compõem a Otan deveriam, na prática, defender o território contra possíveis ataques, como prevê o artigo 5º da aliança militar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?