body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Líderes europeus apoiam soberania da Groenlândia após ameaças de Trump

Em giro pelo continente, premiê da Dinamarca, Mette Frederiksen, recebeu o apoio de líderes da Europa contra plano de Trump

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrew Harnik/Getty Images
Imagem colorida do presidente Donald Trump
1 de 1 Imagem colorida do presidente Donald Trump - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

A Dinamarca está recebendo o apoio de líderes da Europa para manter a Groenlândia após as crescentes ameaças de Donald Trump, que mostrou repetidas vezes a intenção de anexar o território autônomo aos EUA. A sinalização negativa de autoridades europeias contra a cobiça do presidente norte-americano está acontecendo nesta terça-feira (28/1), durante um giro da premiê dinamarquesa pelo continente.

Anexação da Groenlândia

  • Antes mesmo de assumir a Casa Branca, Donald Trump ameaçou tomar o controle da Groenlândia alegando uma questão de “segurança nacional” para os EUA. A ilha possuí recursos naturais, além de já ter base militar norte-americana.
  • A Groenlândia é uma região autônoma, mas faz parte do território da Dinamarca. 
  • Em seu primeiro mandato, Trump já chegou a falar em comprar a ilha, mas a ideia foi rejeitada por autoridades locais e dinamarquesas. 

A viagem de Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca, começou pela Alemanha, onde ela se reuniu com seu homólogo, Olaf Scholz. Em seguida, a premiê dinamarquesa seguiu para a França e Bélgica, para reuniões com o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte.

Em todas as reuniões, Frederiksen falou sobre a cooperação entre países da Europa, e em manter o continente forte após as recentes mudanças na geopolítica mundial. Questões de segurança também foram assuntos que apareceram em todas as conversas.

Depois da posse de Trump, o governo da Dinamarca decidiu aumentar a segurança no Ártico e no Atlântico Norte, e anunciou o investimento de 2 bilhões de euros (cerca de R$ 12 bilhões) para o reforço de sua presença na região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?