body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Groenlândia: partido de centro-direita surpreende e vence as eleições

Eleições ocorreram em meio ao espectro de Donald Trump, que ameaça a ilha. Vitória do partido de centro-direita é considerada surpreendente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
imagem colorida eleições groelandia
1 de 1 imagem colorida eleições groelandia - Foto: Getty Images

Em meio às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de adquirir a Groenlândia, a ilha do Ártico realizou uma campanha eleitoral considerada supreendente e votou pela reforma completa do governo. O resultado das eleições teve como vencedor o partido Democrata, de centro-direita.

A votação ocorreu nessa terça-feira (11/3). No pleito, os democratas substituíram o Inuit Ataqatigiit (IA), o partido do ex-primeiro-ministro Múte B Egede, como o maior partido no Inatsisartut, o parlamento da Groenlândia.

Também houve a duplicação de assentos para o Naleraq — o partido mais aberto à colaboração dos EUA e que apoia uma votação rápida sobre a independência — tornando-o o segundo maior partido.

Tanto os democratas quanto o partido em segundo lugar, Naleraq, são a favor da independência da Dinamarca, mas diferem no ritmo da mudança. Naleraq é o mais agressivamente pró-independência, enquanto os democratas são a favor de um ritmo mais moderado.

Resultado surpreendente

O resultado das eleições na Groenlândia surpreendeu até mesmo o líder democrata, Jens-Frederik Nielsen. O partido, que nunca antes havia garantido tantos assentos – seu recorde anterior era de sete em 2005 – não era considerado um dos principais participantes, com mais atenção em IA e Naleraq e o parceiro de coalizão mais recente, Siumut. Neste ano, a legenda triplicou os assentos na Casa.

O IA perdeu quase metade de suas cadeiras, caindo de 12 para sete, tornando-se o terceiro maior partido. Nenhum partido conquistou a maioria das 31 cadeiras, com isso os líderes seguirão para as negociações de coalizão para negociar a formação do próximo governo.

Os democratas se descrevem como “liberais sociais” e pediram independência, mas em longo prazo. Nielsen disse: “Não esperávamos que a eleição tivesse esse resultado; estamos muito felizes.”

Com 90% dos votos contados, os democratas detinham 29,9% dos votos, uma liderança intransponível, informou a emissora pública KNR da Groenlândia. A parcela de votos de Naleraq ficou em 24,5%.

Polêmica

Em meio à atenção mundial — em grande parte estimulada por Trump, que na semana ada disse ao Congresso que iria adquirir a Groenlândia “de uma forma ou de outra” e prometeu tornar os groenlandeses ricos — o comparecimento às eleições de terça-feira foi maior do que o normal, disseram autoridades eleitorais.

A eleição também estava sendo observada de perto na Dinamarca, que governou a Groenlândia como colônia até 1953 e continua a controlar sua política externa e de segurança. A Groenlândia, junto com as Ilhas Faroé, faz parte do reino da Dinamarca.

Espera-se que o futuro governo trace um cronograma para a independência, que é apoiado por uma grande maioria dos 57.000 habitantes da Groenlândia.

O movimento de longa data ganhou força significativa nos últimos anos após uma série de escândalos destacando o tratamento racista da Dinamarca aos groenlandeses – incluindo o escândalo do DIU , no qual até 4.500 mulheres e meninas foram supostamente equipadas com anticoncepcionais sem seu conhecimento, e testes de “competência parental” que separaram muitas crianças inuítes de seus pais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?