Após incêndio, aeroporto de Heathrow volta a operar completamente
O principal aeroporto de Londres informou na rede X que todas os voos e decolagens foram retomados na manhã deste sábado (22/3)
atualizado
Compartilhar notícia

O aeroporto de Heathrow, em Londres, retomou completamente as operações na manhã deste sábado (22/3), por volta de 9h (horário local), sendo 6h no horário oficial de Brasília. Por meio da rede X, o principal aeroporto de Londres ressaltou que todos os voos voltaram e que todos os portões estão abertos.
Nesta quinta (20/3), o terminal fechou após um incêndio em uma subestação elétrica. Os pousos e decolagens ficaram interrompidos por 18 horas. O incidente provocou um apagão no terminal, considerado o mais movimentado da Europa e o quarto do mundo em volume de ageiros.
No X, Heathrow informou que “equipes em todo o aeroporto continuam fazendo tudo o que podem para dar e aos ageiros afetados pela queda de energia de ontem em uma subestação de energia fora do aeroporto”. Disse ainda que os voos foram retomados em Heathrow, e estamos abertos e totalmente operacionais. Todos os terminais e todos os estacionamentos estão abertos em Heathrow”.
Porém, os agentes do terminal alertam que os ageiros devem verificar os horários de seus voos.
Retomada parcial
- O aeroporto de Heathrow, em Londres, tinha voltado parcialmente as operações nesta sexta-feira (21/3).
- “Nossas equipes trabalharam incansavelmente desde o incidente para garantir uma recuperação rápida. Agora, podemos reiniciar os voos com segurança, priorizando a repatriação e a realocação de aeronaves. Por favor, não viaje para o aeroporto, a menos que sua companhia aérea tenha lhe aconselhado a fazê-lo. Esperamos executar uma operação completa amanhã, e forneceremos mais informações em breve”, informou o Heathrow na ocasião.
- A Polícia Metropolitana de Londres acionou especialistas para apurar as causas do incêndio.
- Até o momento, autoridades não encontraram evidências de ação criminosa.
- O primeiro-ministro Keir Starmer pediu cautela antes de especulações sobre o incidente.
- Cerca de 70 agentes foram mobilizados para conter o incêndio.
- Aproximadamente 150 pessoas foram retiradas da área por segurança.
As operações de Heathrow são fundamentais para o tráfego aéreo global, conectando cerca de 80 países. Apenas nesta sexta-feira, estavam previstas 1.351 decolagens e aterrissagens, envolvendo até 291 mil ageiros. O cancelamento dos voos gerou impactos significativos no setor.
Incêndio
O incêndio teve início na noite de quinta-feira (23) e foi controlado por volta das 8h desta sexta por uma equipe de 70 bombeiros. Durante a madrugada, colunas de fumaça laranja foram vistas no local. Para restabelecer o fornecimento de energia, a operadora da rede elétrica National Grid realizou uma reconfiguração temporária na subestação North Hyde.
Localizado a 25 km do centro de Londres, Heathrow foi inaugurado em 1946 e é o maior dos cinco aeroportos que atendem a capital britânica. Ele supera terminais como os de Paris, Amsterdã e Madri em fluxo de ageiros.