body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MDB dispensa comando da principal comissão da Câmara; saiba por quê

Caciques do MDB avisaram ao comando da Câmara que o partido não tem interesse em indicar o presidente da CCJ em 2025 por um motivo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra bia kicis presidindo ccj da câmara - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra bia kicis presidindo ccj da câmara - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Lideranças do MDB avisaram ao novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que o partido não tem interesse em disputar a presidência do principal colegiado da Casa: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O motivo é que a legenda mira um cargo considerado mais relevante politicamente, na visão dos emedebistas. O MDB tem preferência por assumir a relatoria do Orçamento de 2026, ano de eleições gerais no Brasil.

3 imagens
Comissão aprova Orçamento 2022
Votação do Orçamento de 2022 na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional
1 de 3

Sessão da Comissão Mista de Orçamento

Waldemir Barreto/Agência Senado
2 de 3

Comissão aprova Orçamento 2022

Luciana Lima, Metropoles
3 de 3

Votação do Orçamento de 2022 na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional

Geraldo Magela/Agência Senado

Nos bastidores, caciques do MDB item que dificilmente o partido conseguiria abocanhar tanto a CCJ quanto a relatoria do Orçamento. Por isso, a preferência é pelo posto de relator da peça orçamentária.

Além do MDB, outros dois partidos estão cotados, nos bastidores, para controlar a CCJ da Câmara ao longo de 2025: o União Brasil e o PP, partido do ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL).

Já a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2025, que analisará o Orçamento de 2026, será indicada pelo Senado. O posto deve ficar com o PL, que deve indicar para o posto o senador Wilder Morais (PL-GO).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?