body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Índia e Paquistão: a Guerra D’Água (por Ricardo Guedes)

A Caxemira abastece cerca de 75% da água total do Paquistão, e 30% da água total da Índia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CHANNI ANAND/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Tropas indianas matam quatro homens que invadiram base próxima ao Paquistão índia
1 de 1 Tropas indianas matam quatro homens que invadiram base próxima ao Paquistão índia - Foto: CHANNI ANAND/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A guerra entre a Índia e o Paquistão em torno da Caxemira é uma guerra, fundamentalmente, por causa da água. Podemos viver sem petróleo? Seria desastroso em nossa vida cotidiana, mas seria possível. Podemos viver sem água? Não. Na medida em que a água venha a ficar cada vez mais escassa, as guerras d’água se tornarão cada vez mais frequentes e desastrosas.

A Índia, o Paquistão, a Caxemira e Bangladesh fizeram parte do British Raj, o Império Britânico da Índia, até 1947, quando se tornaram independentes. É atribuído a Cyril Radcliffe, funcionário inglês que ou três meses na região, o arbítrio da nova divisão política, separando a Índia, de maioria Hinduísta, do Paquistão, de maioria Islâmica; com a Caxemira, de maioria Islâmica e classe dominante Hindu, situando-se entre os três países fronteiriços, Índia, China e Paquistão, a Caxemira com status político de relativa autonomia.

Dois são os problemas.

Primeiro, toda tríplice fronteira com etnias, religiões e interesses econômicos diferentes é propícia a conflitos. Na Teoria dos Jogos, o acordo entre três partes é sempre mais difícil do que o acordo entre duas, uma vez que em situações tripartites o possível acordo de duas partes não é necessariamente aceitável para o terceiro, gerando instabilidade no sistema. Assim ocorre no Oriente Médio, no encontro de diferentes nações e etnias, de origem judaica, católica e islâmica.

Segundo, na Caxemira estão as nascentes de água dos rios que abastecem o Paquistão e o Noroeste da Índia. A Caxemira abastece cerca de 75% da água total do Paquistão, e 30% da água total da Índia.

Após a independência em 1947, seguiram-se as guerras de 1947-48, 1965, 1971, e 1999, e outros conflitos, com a elaboração de acordo, precário, de compartilhamento da água na região. Durante o período da independência em 1947, verificou-se o êxodo de cerca de 15 milhões e morte de mais de 1 milhão de pessoas, no maior desastre do gênero já ocorrido na história humana.

A Índia tem 3,3 milhões de km2, 1,4 bilhão de habitantes, e PIB de US$ 3,6 trilhões.  O Paquistão tem 800 mil km2, 225 milhões de habitantes, e PIB de US$ 340 bilhões. Na Índia, a urbanização é de 35%, no Paquistão 37%. Hoje, devido ao aumento da população, aumento da atividade econômica, e diminuição da quantidade de gelo e água nas montanhas da Caxemira, como decorrência da crise climática, a guerra entre os dois países se inicia, com mais intensidade e preocupações. Um ataque terrorista de suposto grupo Islâmico na Caxemira, matando 26 Hindus, foi o gatilho para o início da guerra. É estimado que a Índia e o Paquistão tenham cerca de 170 ogivas nucleares cada, em seus arsenais militares.

Sem água, não há vida, mas guerra e destruição. Essa pode ser a sina, em futuro próximo, da humanidade.

 

Ricardo Guedes é Ph.D. em Ciência Políticas pela Universidade de Chicago, e Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro. Autor do livro “Economia, Guerra e Pandemia: a era da desesperança

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?