body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba se vale a pena tomar creatina mesmo sem treinar todos os dias

Nos últimos anos, a creatina ganhou fama para muito além do universo fitness — e não é à toa; veja se vale a pena suplementar sem treinar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
O que acontece quando você toma creatina diariamente mesmo sem treinar
1 de 1 O que acontece quando você toma creatina diariamente mesmo sem treinar - Foto: Getty Images

Nos últimos anos, a creatina ganhou fama para muito além do universo fitness — e não é à toa. Embora ainda seja mais associada ao ganho de força e de massa muscular, estudos mais recentes vêm mostrando que ela tem um potencial muito mais amplo, inclusive para a saúde do cérebro, dos ossos e até para a longevidade.

A creatina é uma substância formada pela combinação de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. Nosso próprio corpo é capaz de produzi-la, mas em quantidades limitadas. Por isso, precisamos repor diariamente entre 2 a 5 gramas — parte disso vem da alimentação (principalmente de carnes e frutos do mar) e o restante, da produção endógena, feita pelo fígado, rins e pâncreas.

Cerca de 95% da creatina do corpo está armazenada nos músculos esqueléticos. Lá, ela atua como uma espécie de “reserva energética” usada especialmente em exercícios de alta intensidade e curta duração. A substância também está presente no cérebro e em outros tecidos, o que ajuda a explicar seus efeitos além do universo esportivo.

Quem mais pode se beneficiar da creatina?

Pessoas com baixo consumo de proteína animal, como vegetarianos e veganos, tendem a ter níveis menores de creatina. Idosos também podem apresentar menor eficiência de absorção, o que pode impactar diretamente na força muscular e no risco de quedas. Nesses casos, a suplementação pode ser um verdadeiro aliado da saúde e da qualidade de vida.

Mas mesmo quem consome carne regularmente pode se beneficiar, especialmente se busca otimizar a performance nos treinos, acelerar a recuperação muscular ou preservar massa magra durante dietas restritivas. A creatina ainda tem sido estudada como coadjuvante no tratamento de doenças como fibromialgia, esclerose múltipla e até depressão.

4 imagens
Eles não são medicamentos e não devem ser usados para tratar, prevenir ou curar doenças
A dose e a forma de ingestão recomendada varia conforme o tipo do suplemento, a idade e os objetivos de cada pessoa
A creatina é um suplemento que pode ajudar a aumentar a massa muscular, a força e a resistência
1 de 4

Suplementos alimentares são produtos que complementam a alimentação, fornecendo nutrientes, enzimas, probióticos e outras substâncias

Getty Images
2 de 4

Eles não são medicamentos e não devem ser usados para tratar, prevenir ou curar doenças

Getty Images
3 de 4

A dose e a forma de ingestão recomendada varia conforme o tipo do suplemento, a idade e os objetivos de cada pessoa

Getty Images
4 de 4

A creatina é um suplemento que pode ajudar a aumentar a massa muscular, a força e a resistência

Getty Images

 

Suplementar sem treinar faz sentido?

Essa é uma dúvida comum — e a resposta depende do objetivo. A creatina não é um anabolizante, tampouco age como uma “bomba” de músculos. Seu efeito é de e celular, energético e anti-inflamatório. Então, sim, ela pode beneficiar mesmo quem não treina, especialmente em contextos clínicos específicos.

Excesso faz mal?

Quando consumida em doses adequadas, a creatina é considerada segura e bem tolerada. Se houver um excedente, o corpo simplesmente excreta o que não for usado, principalmente pela urina. Mas, como qualquer suplemento, o uso sem necessidade ou sem orientação pode ser apenas um desperdício — de dinheiro e de atenção.

A creatina deixou de ser “coisa de maromba” para se tornar um suplemento funcional, com aplicações que vão do esporte à saúde cerebral. Mas, como sempre, mais importante do que seguir a moda é entender o que faz sentido para você. Porque, no fim das contas, a melhor estratégia de saúde é aquela que é personalizada, bem orientada e sustentável.

Juliana Andrade(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?