body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba qual chá estimula o crescimento do cabelo e previne a queda

Infusão natural rica em antioxidantes e anti-inflamatórios pode contribuir para conquistar fios mais saudáveis e resistentes; confira

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Cabelo Loiro
1 de 1 Cabelo Loiro - Foto: Getty Images

Quando o assunto é cuidado com os cabelos, muitas pessoas recorrem a shampoos caros, máscaras reconstrutoras e até procedimentos estéticos. Mas um aliado simples e natural pode estar bem mais perto do que se imagina: o chá de alecrim. Rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, ele tem ganhado espaço como opção complementar para quem busca cabelos mais fortes, com crescimento saudável e brilho natural.

O alecrim (Rosmarinus officinalis) contém substâncias como o ácido rosmarínico, flavonoides e óleos essenciais que ajudam a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo. Esse aumento na irrigação favorece a oxigenação dos folículos capilares, contribuindo para o crescimento dos fios e prevenindo a queda excessiva.

Além do consumo oral, o chá de alecrim também pode ser usado topicamente, em forma de tônico capilar. O uso direto no couro cabeludo pode ajudar a fortalecer a raiz e melhorar a saúde dos fios, além de deixar uma sensação refrescante. Os resultados são mais perceptíveis quando o uso é contínuo e aliado a outros hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e hidratação adequada.

6 imagens
O óleo de uva pode ser utilizado em qualquer tipo de pele
Vale também ar nos cabelos e nas unhas
Os óleos são ótimos para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas
E devem ser utilizados na época fria e seca do ano
Vale só se atentar a forma de uso e na qualidade dos óleos vegetais
1 de 6

Rafaela Rabelo indica o óleo de uva

Getty Images
2 de 6

O óleo de uva pode ser utilizado em qualquer tipo de pele

Anastasiia Krivenok/Getty Images
3 de 6

Vale também ar nos cabelos e nas unhas

Piotr Marcinski/EyeEm/Getty Images
4 de 6

Os óleos são ótimos para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas

Pexels
5 de 6

E devem ser utilizados na época fria e seca do ano

Reprodução/ Pexels
6 de 6

Vale só se atentar a forma de uso e na qualidade dos óleos vegetais

Getty Images/Reprodução

Como preparar e usar

Para fazer o chá, basta ferver uma xícara de água (200 ml), desligar o fogo e adicionar uma colher de sopa de folhas frescas ou secas de alecrim. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos, coe e beba — preferencialmente sem açúcar.

Já para uso tópico, o ideal é deixar o chá esfriar completamente e aplicar no couro cabeludo limpo com um borrifador ou algodão, massageando suavemente. O tônico pode ser usado de duas a três vezes por semana, sem enxágue.

Atenção às contraindicações

Apesar de natural, o alecrim não é indicado para gestantes, lactantes e pessoas com hipertensão descontrolada ou problemas gastrointestinais, já que pode causar reações adversas em casos específicos. Como sempre, é recomendável conversar com um profissional de saúde antes de iniciar o uso contínuo, seja por ingestão ou aplicação direta.

Juliana Andrade(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?