body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Médica Ligia Bahia ganha apoio após ser processada pelo CFM

SBPC e Academia Brasileira de Ciências defendem a médica Ligia Bahia após processo movido pelo CFM por críticas sobre cloroquina

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Abrasco
Ligia Bahia Abrasco, médica processada pelo CFM
1 de 1 Ligia Bahia Abrasco, médica processada pelo CFM - Foto: Reprodução/Abrasco

Em uma nota conjunta, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) expressaram apoio à médica Ligia Bahia. A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi processada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A acadêmica teria sido acusada de difamação pelo CFM, que supostamente pede uma indenização de R$ 100 mil por declarações feitas pela médica em crítica à instituição.

Críticas ao CFM

O que motiva o conflito foram declarações feitas por Ligia em entrevista no canal do Youtube O Conhecimento Liberta (ICL). No vídeo, a médica criticou abertamente a postura do CFM em relação à falta de incentivo à vacinação contra a Covid-19 e também condenou o apoio da entidade ao uso da cloroquina durante a pandemia.

Além das críticas à condução da pandemia, Ligia questionou o posicionamento do CFM contra a legislação em vigor que permite o aborto de vítimas de estupro. Para a professora, estas decisões seriam uma evidência de que o Conselho Federal de Medicina se afastou de princípios científicos ao apoiar medidas sem base em evidências.

2 imagens
Sanitarista ficou conhecida por defender o isolamento social na pandemia
1 de 2

Ligia Bahia foi líder da Abrasco no início dos anos 2010

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
2 de 2

Sanitarista ficou conhecida por defender o isolamento social na pandemia

Elpidio Jr./Gpdes

 

Nota em defesa de Ligia

Na nota conjunta, a SBPC e a ABC destacaram que as declarações de Ligia Bahia refletem consensos científicos amplamente reconhecidos, tanto nacional quanto internacionalmente. O texto sublinha que a liberdade de expressão e a defesa das evidências científicas são pilares para o avanço da ciência e para uma sociedade democrática.

“Ao buscar puni-la por defender estratégias baseadas em evidências científicas, o CFM se afasta dos princípios básicos da ciência e da liberdade de expressão, que fundamentam a vida acadêmica e as sociedades democráticas”, diz o texto.

A nota foi assinada pela presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, e pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. Ambos destacaram a postura ética e científica de Ligia Bahia e seu histórico de mais de 30 anos de dedicação à saúde pública.

O caso gerou ampla repercussão nas redes sociais e nos meios acadêmicos. A comunidade científica demonstrou preocupação com o impacto do processo, que poderia configurar um retrocesso na liberdade de expressão e na autonomia das instituições científicas e educacionais.

O Metrópoles entrou em contato com o CFM, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?