body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Moonwalk? Conheça a corrida de costas e seus possíveis benefícios

Em alguns locais, a corrida de costas é chamada de retro running. Para trazer benefícios, a prática deve ser realizada com cuidado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de corrida de costa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de corrida de costa - Metrópoles - Foto: Getty Images

A corrida é uma atividade física bastante praticada por ser ível, podendo ser feita em qualquer lugar, em qualquer idade e sem a necessidade de trajes especiais quando realizada de forma amadora. No entanto, um outro exercício físico derivado dela está ganhando as redes sociais: a corrida de costas.

Em alguns locais do mundo, a modalidade é conhecida como retro running. No entanto, especialistas dizem que a atividade deve ser utilizada, preferencialmente, como um complemento do treino ao invés de ser tratada como um exercício específico.

“Não recomendo a corrida de costas como principal forma de corrida. Não é uma modalidade desportiva, só deve ser usada por curtas distâncias (poucos segundos de exercício), de forma intermitente, e em pouco volume, como parte do aquecimento de atletas ou praticantes recreacionais”, explica o professor de educação física Herbert Simões, da Universidade Católica de Brasília.

De acordo com o personal trainer Luan Viana, a corrida de costas pode até trazer algumas vantagens, porém, dependendo do objetivo, deixa a desejar em aspectos importantes. “Ela trabalha menos os músculos posteriores e o glúteo, que são essenciais tanto para a estética quanto para a performance. Ou seja, não é o tipo de exercício que vai te deixar mais forte, mais rápido ou com o corpo mais definido”, diz o profissional que atua em Brasília.

Apesar disso, alguns estudos recentes sugerem que a corrida de costas pode ser tão eficiente ou até mais vantajosa que a tradicional quando realizada em sprints curtos e ágeis.


Benefícios da corrida de costas

  • Melhora a coordenação, equilíbrio e força de quem pratica.
  • Reduz o impacto nas articulações.
  • Diferente da corrida tradicional, que enfatiza quadríceps e glúteos, a corrida de costas trabalha mais os músculos posteriores das pernas, como isquiotibiais e panturrilhas, além do core e lombar.

Qualquer pessoa pode praticar a corrida de costas?

Como é uma atividade física bastante específica, nem todo mundo deve se arriscar. Idosos ou pessoas que têm problemas posturais correm mais risco de quedas e lesões. Para indivíduos inexperientes que desejam iniciar, é importante ter o acompanhamento de um profissional e começar com caminhadas para trás em ambientes seguros e planos.

“A corrida de costas também é contraindicada para pessoas com labirintite ou vertigem. Na verdade, ela é indicada especialmente para atletas que buscam melhorar desempenho em velocidade e agilidade, corredores que desejam reduzir o impacto articular e prevenir lesões, além de pessoas em processo de reabilitação”, esclarece a professora de educação física Leandra Batista, do Centro Universitário de Brasília (Ceub).

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?