body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Presidente de empresa acusada de elo com PCC volta a ser preso

Presidente da UpBus, Ubiratan Antonio da Cunha, voltou a ser preso na noite dessa segunda-feira (7/4). Empresa é acusada de elo com o PCC

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/UpBus
Imagem colorida de ônibus do transporte público de SP; veículo é cinza e amarelo e tem "UpBus" escrito no letreiro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de ônibus do transporte público de SP; veículo é cinza e amarelo e tem "UpBus" escrito no letreiro - Metrópoles - Foto: Divulgação/UpBus

São Paulo – O presidente da empresa de ônibus UpBus, Ubiratan Antonio da Cunha, de 54 anos, voltou a ser preso na noite dessa segunda-feira (7/4). Ele responde a um processo por organização criminosa e lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ubiratan se entregou acompanhado de seu advogado por volta das 23h50 no 50º Distrito de Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A prisão acontece após a Justiça ter acatado um pedido do Ministério Público pela revogação do regime domiciliar e emitido um mandado de prisão contra Ubiratan.

É a terceira vez que o presidente da UpBus é preso em regime fechado no âmbito das investigações que apuram a relação da empresa com o PCC. No ano ado ele foi detido outras duas vezes, em julho e em dezembro, por descumprimento de medidas cautelares que previam o seu afastamento das atividades profissionais na cmpresa.

Segundo a SSP, Ubiratan permanece detido e aguarda a realização da audiência de custódia. O Metrópoles busca contato da defesa.

Operação Fim da Linha

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deflagrou, em abril de 2024, uma operação contra a UpBus e a Transwolff, empresas de ônibus da capital que seriam ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Na ocasião, foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão.

Em abril, seis suspeitos de serem integrantes de uma organização criminosa foram presos por explorar o serviço de transporte público para “legalizar” valores provenientes do tráfico de drogas, roubos e outros delitos.

Foram apreendidos um helicóptero, veículos, lanchas, motos aquáticas e foi determinado o bloqueio de R$ 600 milhões das contas dos suspeitos.

Essas empresas de ônibus, que atuavam nas zonas sul e leste, segundo o MPSP, são responsáveis pelo transporte de cerca de quase 700 mil ageiros diariamente e receberam mais de R$ 800 milhões de remuneração da Prefeitura de São Paulo em 2023.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura rompeu seus contratos com a Transwolff e UpBus, que estavam sob intervenção desde o início das investigações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?