Aeromóvel para terminais de Guarulhos tem previsão de sair até agosto
Aeromóvel que conecta TM ao aeroporto de Guarulhos tinha data limite para fevereiro de 2024, acumulando 1 ano e 6 meses de atraso
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — O aeromóvel que vai conectar a Linha 13-Jade da TM ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deverá ser entregue em agosto deste ano, acumulando 1 ano e seis meses de atraso em relação à previsão inicial do início das operações.
O sistema de transportes tinha data limite para ser entregue estabelecida para 18 de fevereiro de 2024. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a concessionária GRU Airport informou que o término da implantação está atrasado “devido a questões construtivas, de implantação da tecnologia e internas do consórcio construtor”.
“É importante esclarecer que não houve alteração do escopo ou do prazo inicialmente contratados. Conforme comando contratual, a concessionária tem a obrigação de disponibilização de um sistema automatizado de transporte de pessoas (Automated People Mover), por meio do qual prestará gratuitamente aos usuários do aeroporto os serviços de transporte entre a estação Aeroporto Guarulhos da TM e cada um dos terminais de ageiros atualmente localizados dentro do aeroporto”, disse a Anac ao Metrópoles via nota.
Em dezembro do ano ado, por causa da demora, a Anac abriu um processo istrativo que pode culminar com a aplicação de multa à concessionária. Segundo a agência, o processo continua sob análise. “A Anac segue acompanhando a implantação do investimento”, finaliza.
O Metrópoles procurou a GRU Airport em busca de um posicionamento e aguarda retorno.
O sistema de transporte gratuito entre os terminais do aeroporto de Guarulhos e a estação da linha 13-Jade tem como objetivo facilitar o deslocamento dos ageiros entre o maior aeroporto do país e o transporte público da região metropolitana, a exemplo do que já acontece em outras grandes cidades do mundo, como Paris e Roma, na Europa.
No total, três veículos farão a ligação entre a estação e os terminais por meio de uma espécie de monotrilho chamado de “Automated People Mover” (ou “People Mover” aeromóvel). Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, cada aeromóvel tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, com tempo de viagem e de espera de 6 minutos. O trecho de operação é de 2,7 km de extensão.
A construção do sistema foi negociada durante a concessão do aeroporto internacional. Depois de muita negociação entre o governo federal e a GRU Aiport, ficou acertado que os R$ 272 milhões necessários para a implementação do trem sairiam da outorga da própria concessionária.
Atualmente, o ageiro que quer ar o aeroporto de Guarulhos por meio do transporte público precisa desembarcar na última estação da linha 13-Jade e pegar um ônibus gratuito para chegar aos terminais de ageiros do aeroporto, o que aumenta o tempo de viagem e dificulta o transporte de malas.