body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Haddad: “Se o Brasil não crescer, não existe ajuste fiscal possível”

Objetivo do governo Lula é buscar “equilíbrio fiscal sem penalizar a população mais pobre”, afirmou ministro Fernando Haddad em evento em SP

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Imagem do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, segurando o microfone e fazendo um pronunciamento durante evento - Metrópoles
1 de 1 Imagem do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, segurando o microfone e fazendo um pronunciamento durante evento - Metrópoles - Foto: Reprodução/YouTube

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), voltou a defender o cumprimento do arcabouço fiscal pelo governo federal e disse que o objetivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “buscar o equilíbrio fiscal sem penalizar a população mais pobre” do país.

Haddad participou da abertura do “P3C – PPPs e Concessões: Investimentos em Infraestrutura no Brasil”, evento promovido pela Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo. O encontro reúne representantes dos setores público e privado para debater concessões e parcerias no setor de infraestrutura.

Além de Haddad, também participaram do de abertura o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Questionado sobre a necessidade de a União fortalecer os investimentos públicos ao mesmo tempo em que não pode descuidar da responsabilidade fiscal, o chefe da equipe econômica exaltou o arcabouço.

“O arcabouço fiscal já prevê um piso de investimento público. É a primeira lei federal que tenha estabelecido um piso para o investimento público no orçamento, juntamente para recuperar a ideia de que, se o Brasil não crescer, não existe ajuste fiscal possível”, disse Haddad.

Segundo o ministro da Fazenda, “durante 10 anos, o Brasil não cresceu, teve teto de gasto e recorde de déficit”.

“Quando o gestor fixa uma meta que só é factível com uma dinâmica de crescimento e ele não promove o crescimento, não adianta boa intenção de quem quer que seja”, afirmou Haddad.

“Se nós formos tenazes e perseverantes no cumprimento do arcabouço fiscal, ele vai convergir para uma situação de resultados primários cada vez melhores ao longo do tempo e vai, com crescimento, abrir mais espaço para investimento”, prosseguiu o ministro da Fazenda.

Haddad reconheceu, no entanto, que não se trata de “um trabalho simples”.

“Nós caímos numa armadilha lá atrás que nós estamos procurando corrigir”, disse o ministro. “A determinação do presidente Lula, que não é simples, é nós buscarmos o equilíbrio fiscal sem penalizar a população mais pobre. O desafio que ele nos colocou é compatibilizar essas duas coisas”, concluiu Haddad.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?