body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Dólar recua com mercado esperando “pistas” sobre juros nos EUA

Na véspera, o dólar teve alta de 0,29%, cotado a R$ 5,712. Investidores também estão atentos a possível acordo entre Rússia e Ucrânia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
nota de dólar americano com bandeira dos EUA ao fundo
1 de 1 nota de dólar americano com bandeira dos EUA ao fundo - Foto: Getty Images

O dólar operava em queda na tarde desta terça-feira (18/2), em um dia com agenda de indicadores econômicos mais esvaziada, no qual os mercados acompanham pronunciamentos de autoridades do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos).


O que aconteceu


Discursos e ata do Fed

As atenções dos investidores seguem voltadas para os EUA, com expectativa sobre discursos que serão feitos nesta terça-feira por integrantes do Banco Central norte-americano.

O mercado financeiro já começou a projetar a divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed.

No fim de janeiro, na primeira reunião do Fomc desde a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, o colegiado anunciou a manutenção dos juros básicos no intervalo de 4,25% a 4,5% ao ano.

A decisão interrompeu um ciclo de três quedas consecutivas dos juros nos EUA, que começou em setembro do ano ado – o primeiro corte em cinco anos.

Desde então, o BC dos EUA sempre deixou claro que era necessário manter a cautela e analisar cuidadosamente os indicadores econômicos para tomar suas decisões de política monetária.

Na semana ada, durante audiência no Senado dos EUA, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que a autoridade monetária não deve ter “pressa” para voltar a baixar a taxa básica de juros no país.

A ata da reunião do Fomc será divulgada na quarta-feira (19/2).

Acordo entre Rússia e Ucrânia?

Ainda no cenário internacional, os investidores seguem com atenção os desdobramentos de reuniões entre algumas das principais lideranças políticas da Europa sobre a costura de um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há 3 anos.

Na segunda-feira (17/2), houve uma reunião convocada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris, para discutir com líderes europeus uma possível interrupção do conflito.

Em relatório divulgado na semana ada, o Goldman Sachs avaliou que um possível acordo de paz entre russos e ucranianos teria potencial para diminuir as incertezas econômicas e os preços de energia em toda a Europa, além de aumentar a confiança do consumidor.

O que preocupa os investidores, por outro lado, são as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas extras aos produtos europeus, ampliando o risco de uma guerra comercial global.

No primeiro pregão da semana, os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam em alta.

Nesta terça-feira, estão previstas reuniões entre autoridades de EUA e Rússia, na Arábia Saudita, para discutir a guerra. Não haverá representantes ucranianos no encontro.

Bolsa de Valores

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), operava em leve alta nesta terça-feira.

Por volta das 12h20, após alternar perdas e ganhos, o indicador avançava 0,27%, aos 128,8 mil pontos.

No dia anterior, o Ibovespa fechou com ganhos de 0,26%, aos 128,5 mil pontos.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 1,9% em fevereiro e de 6,87% em 2025.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?