Bolsas da Europa sobem com possível acordo entre Rússia e Ucrânia
Investidores na Europa repercutiram a reunião convocada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris, para tentar acordo de paz
atualizado
Compartilhar notícia

Os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira (17/2), em meio ao aparente avanço das negociações em torno de um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há 3 anos.
Investidores repercutiram a reunião convocada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris, para discutir com alguns dos principais líderes europeus uma possível interrupção do conflito.
Como ficaram os principais índices
- O índice Stoxx 600, que reúne as 600 maiores empresas da Europa listadas em bolsas, encerrou o dia em alta de 0,59%, aos 555 pontos.
- Na Bolsa de Valores de Londres, o índice FTSE 100 avançou 0,41%, aos 8,7 mil pontos.
- Em Frankfurt, o DAX subiu 1,26%, aos 22,7 mil pontos, um novo recorde.
- Em Paris, o índice CAC 40 registrou ganhos de 0,13%, aos 8 mil pontos.
O que anima e o que preocupa o mercado
Em relatório divulgado na semana ada, o Goldman Sachs avaliou que um possível acordo de paz entre russos e ucranianos teria potencial para diminuir as incertezas econômicas e os preços de energia em toda a Europa, além de aumentar a confiança do consumidor.
O que preocupa os investidores, por outro lado, são as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas extras aos produtos europeus, ampliando o risco de uma guerra comercial global.