body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump revoga status legal de 530 mil imigrantes latino-americanos

Governo norte-americano revogou autorização de permanência temporária e deu prazo até 24 de abril para que eles deixem o país

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Imagem colorida de imigrantes sendo deportados dos EUA - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de imigrantes sendo deportados dos EUA - Metrópoles - Foto: Reprodução/X

O governo de Donald Trump anunciou, nessa sexta-feira (21/3), uma nova etapa de deportação em massa de imigrantes nos Estados Unidos. Conforme a previsão, mais de meio milhão de estrageiros de Cuba, Nicarágua, Haiti e Venezuela serão atingidos pela medida.

Ao todo, cerca de 530 mil imigrantes terão o status legal temporário revogado. Eles eram protegidos, até então, por um programa de asilo promovido pelo governo do ex-presidente Joe Biden, que pretendia conceder meios de migração legal.

Ao assumir o cargo de presidente, no entanto, Donald Trump suspendeu o programa, por meio de decreto assinado no dia da posse, em 20 de janeiro deste ano, e agora a decisão será efetivada.

Todos os imigrantes, conforme o anunciado, foram avisados com antecedência, para que deixem o país antes que as respectivas autorizações e escudos de deportação sejam cancelados. O prazo final é o dia 24 de abril. A partir de então, serão realizadas as deportações de quem permanecer em solo norte-americano.

Atingidos

O número de 530 mil corresponde a todos que foram contemplados pelo status legal temporário concedido pelo governo de Joe Biden. Resta saber, no entanto, quantos deles conseguiram assegurar, desde então, outras formas e autorizações de permanência legal no país, de modo que não sejam atingidos pela revogação de Trump.

Esse número final não ficou claro, até então. De toda forma, se concretizada, conforme o anunciado, será a maior deportação em massa desde o início da atual gestão republicana.

Programa lançado em 2022

O programa de asilo temporário foi lançado por Biden em 2022, abrangendo, primeiro, venezuelanos. Em seguida, em 2023, a mesma autorização foi estendida para estrangeiros de outros países.

A regra permitia que imigrantes e familiares próximos viajassem para os EUA, caso tivessem conhecidos ou patrocinadores norte-americanos, e permanecessem no país por dois anos graças a uma autorização de imigração temporária (status legal).

Biden pretendia, com o programa, reduzir as travessias ilegais na fronteira sul dos EUA e garantir uma verificação mais efetiva de quem entra no país. O Departamento de Segurança Interna da era Trump, no entanto, repudiou a medida, nessa sexta-feira, e disse que o programa falhou nos objetivos centrais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?