body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governo Trump lança aplicativo para “autodeportação” de imigrantes

O aplicativo CBP Home, lançado pelo governo de Trump, faz parte do endurecimento da política migratória dos Estados Unidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Images
Imagem colorida de Donald Trump
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump - Foto: Win McNamee/Getty Images

O governo dos Estados Unidos, sob a istração de Donald Trump, lançou nesta segunda-feira (10/3) o CBP Home, um aplicativo que permite que imigrantes em situação irregular iniciem voluntariamente o processo de retorno ao país de origem. A iniciativa faz parte da política migratória do republicano e busca incentivar a “autodeportação” como alternativa à deportação forçada.

O CBP Home, desenvolvido pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), substitui o aplicativo CBP One, criado durante o governo Biden para agendamento de pedidos de asilo. A nova versão traz a funcionalidade “intenção de partir”, que permite ao usuário comunicar sua decisão de deixar o país às autoridades norte-americanas.

A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, afirmou que o objetivo da ferramenta é agilizar as saídas voluntárias.

“O aplicativo CBP Home dá aos estrangeiros a opção de sair agora e se autodeportar, para que ainda tenham a oportunidade de retornar legalmente no futuro e viver o sonho americano. Se não o fizerem, nós os encontraremos, os deportaremos e eles nunca retornarão”, declarou Noem.

Endurecimento da política migratória

O lançamento do aplicativo ocorre em um momento de pressão sobre o governo Trump para intensificar a fiscalização contra imigrantes irregulares. Apesar do discurso rígido do republicano, os números de deportações estão abaixo dos registrados durante a gestão de Joe Biden.

Além da nova ferramenta, a istração Trump planeja endurecer as regras de permanência no país. A partir de 11 de abril, entrará em vigor uma regulamentação que exigirá que imigrantes ilegais se registrem junto ao governo. O não cumprimento pode resultar em multas ou até prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?