Trump reage ao Canadá e amplia taxas sobre aço e alumínio para 50%
Trump ordenou aumento da taxa, após o primeiro-ministro de Ontário estabelecer sobretaxa de 25% sobre as exportações de eletricidade aos EUA
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou um aumento nas tarifas sobre o aço e o alumínio importados do Canadá, que estavam estipuladas em 25% e, agora, arão a ser de 50%. Trump fez o anúncio, nesta terça-feira (11/3), em sua rede Truth Social, após Doug Ford, primeiro-ministro de Ontário, provícia canadense, aplicar uma sobretaxa de 25% sobre as exportações de eletricidade para três estados dos EUA: Nova York, Minnesota e Michigan.
A sobretacha canadense já era uma resposta ao “tarifaço” imposto por Trump ao país.
“Com base em Ontário, Canadá, colocando uma tarifa de 25% sobre a eletricidade que entra nos Estados Unidos, instruí meu Secretário de Comércio a adicionar uma tarifa adicional de 25%, a 50%, sobre todo o aço e alumínio que entram nos Estados Unidos do Canadá, uma das nações com maiores taxas do mundo”, escreveu Trump.
O presidente afirmou que as tarifas entrarão em vigor já nesta quarta-feira (12/3).
“Além disso, o Canadá deve imediatamente retirar sua Tarifa Antiamericana de Agricultores de 250% a 390% sobre vários produtos lácteos dos EUA, o que há muito tempo é considerado ultrajante. Em breve, declararei Emergência Nacional sobre Eletricidade dentro da área ameaçada. Isso permitirá que os EUA façam rapidamente o que precisa ser feito para aliviar essa ameaça abusiva do Canadá”, afirmou o presidente norte-americano.
Donald Trump fez outras ameaças ao país vizinho e antigo aliado: “Se outras tarifas flagrantes e de longa data não forem igualmente eliminadas pelo Canadá, aumentarei substancialmente, em 2 de abril, as tarifas sobre carros que entram nos EUA, o que, essencialmente, encerrará permanentemente o negócio de fabricação de automóveis no Canadá. Esses carros podem ser facilmente feitos nos EUA”.
Após ser informado do aumento das tarifas norte-americanas, o primeiro-ministro de Ontário, escreveu no X que “Ontário e o Canadá não recuarão até que as tarifas do presidente Trump acabem de vez”.
“As tarifas do presidente Trump são um desastre para a economia dos EUA. Elas estão tornando a vida mais cara para as famílias e empresas americanas. Até que a ameaça de tarifas acabe de vez, Ontário não vai recuar. Nós permaneceremos fortes, usaremos todas as ferramentas em nosso kit de ferramentas e faremos o que for preciso para proteger Ontário”, afirmou Doug Ford.