body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Como funciona o tarifaço de Trump para o Brasil e outros países

O presidente dos Estados Unidos estipulou taxas de 25% ao Canadá, ao México e sobre o aço e o alumínio brasileiros. Ele também taxou a China

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Grok / Arte Metrópoles
Imagem colorida de Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump - Metrópoles - Foto: Grok / Arte Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estabeleceu taxas sobre produtos importados do Brasil, do Canadá, do México e da China. Diante desse cenário, surgem muitas dúvidas sobre o que significa taxar países e quais sãos os impactos tanto para os EUA como para os países taxados.

Para entender o cenário, o Metrópoles entrevistou o professor de economia internacional da Hayek Global College, Maurício F. Bento.

“O processo de taxar outros países”, explica Bento, “envolve a imposição de tarifas sobre produtos importados. Essas tarifas são tributos cobrados pelo governo do país importador sobre mercadorias estrangeiras que entram no território nacional”.

O objetivo de toda taxação é arrecadar mais receita para o Estado e, também, proteger a indústria nacional. No caso de Trump, diz o professor, “ele tem apontado o segundo motivo, o de proteger a indústria dos EUA, gerando mais empregos no país”.

O presidente norte-americano impôs 25% de tarifas sobre o aço e o alumínio brasileiro, que devem entrar em vigor no dia 21 de março, enquanto Trump pretende introduzir “taxas recíprocas” ao país no próximo mês.

O professor explica que “taxar os produtos brasileiros vai prejudicar o consumidor americano, que terá menos capacidade de comprá-los, mas também irá prejudicar o produtor brasileiro, que tende a vender menos”.

O aumento da tributação sobre produtos importados vai causar um aumento no preço desses produtos para o consumidor norte-americano, “elevando o custo de vida e diminuindo o poder de compra dos cidadãos”.

“A indústria siderúrgica brasileira é uma das potenciais afetadas, uma vez que os EUA é um dos grandes destinos da nossa exportação”, afirmou Maurício F. Bento.

“Ao tarifar aço, ele aumenta o preço desse insumo, prejudicando a competitividade global da indústria americana, o que pode gerar uma diminuição nos empregos, efeito inverso do que ele pretende”, destaca Maurício F. Bento.

Ao taxar Canadá, México e China, os EUA impõem sobre os seus três principais parceiros comerciais taxas que têm um impacto maior, pois miram aliados de longa data e estimulam promessas de retaliação.

“As taxas sobre países aliados dos EUA vão afetar tanto o poder de compra do consumidor americano, quanto a competitividade das indústrias taxadas. Além disso, essa taxação ampla pode gerar retaliações e uma escalada nas taxas, gerando uma quebra nas cadeias globais de comércio”.

Bento aponta que essas medidas podem apontar para o fim de uma era e para a “entrada em um novo momento de desglobalização”.

11 imagens
Ameaças de Trump sobre taxar aço brasileiro deixa industria sob tensão
Entre as decisões recentes, Trump também revogou uma medida dos Estados Unidos que limitava o fluxo da água em meios como torneiras, chuveiros e lava-louças do país. “Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, disse ele enquanto assinava a ordem executiva, que servia para economizar água e energia elétrica
Presidente Donald Trump
 Donald Trump e Volodymyr Zelensky
Keir Starmer e Trump
1 de 11

Trump tem uma ação forte contra imigrantes ilegais

Julia Demaree Nikhinson - Pool/Getty Images
2 de 11

Ameaças de Trump sobre taxar aço brasileiro deixa industria sob tensão

Andrew Harnik/Getty Images
3 de 11

Entre as decisões recentes, Trump também revogou uma medida dos Estados Unidos que limitava o fluxo da água em meios como torneiras, chuveiros e lava-louças do país. “Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, disse ele enquanto assinava a ordem executiva, que servia para economizar água e energia elétrica

Andrew Harnik/Getty Images
4 de 11

Presidente Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images
5 de 11

Donald Trump e Volodymyr Zelensky

Andrew Harnik/Getty Images
6 de 11

Keir Starmer e Trump

Casa Branca
7 de 11

O presidente americano Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images
8 de 11

reunião presidencial

Drew Angerer/Getty Images
9 de 11

Trump cobra Musk por postura mais "agressiva" em novo governo nos EUA

Reprodução
10 de 11

O presidente Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

Chip Somodevilla/Getty Images
11 de 11

Donald Trump

Anna Moneymaker/Getty Images

O terror norte-americano

Em nome do slogan Make America Great Again (faça a América grande novamente, ou Maga), Donald Trump disse que as tarifas foram criadas para dar maior oportunidade ao mercado interno. No entanto, os consumidores começaram a sentir no bolso, quase que imediatamente, o aumento dos preços.

Os norte-americanos já estavam lidando com a inflação de produtos há anos, mas precisarão, segundo economistas, se preparar para uma alta notória no valor de carros, alimentos, gasolina e outros itens essenciais nos próximos dias.

O aumento nos preços acontece após um período de otimismo pós-eleição. As pesquisas que avaliam o sentimento do consumidor já começam a mostrar que a população dos Estados Unidos sente-se pior em relação a suas finanças e à inflação do que há alguns meses.

Recuo de Donald Trump

Apesar de as medidas já terem sido anunciadas, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, sugeriu, ainda na terça-feira (4/3), que a istração revertesse algumas delas contra o Canadá e o México. O que de fato ocorreu.

Nessa quinta-feira (6/3), diante da pressões externa e interna, o presidente decidiu adiar a imposição das tarifas impostas ao México e ao Canadá.

“Este acordo é até 2 de abril. Fiz isso como uma acomodação e por respeito à presidente Sheinbaum [do México]. Nosso relacionamento tem sido muito bom e estamos trabalhando duro, juntos, na fronteira, tanto em termos de impedir que estrangeiros ilegais entrem nos Estados Unidos quanto, da mesma forma, impedir o Fentanil”, afirmou Trump.

Em relação ao Canadá, Trump afirmou, na quarta-feira (5/3), não estar “convencido” de que o governo canadense tenha tomado medidas eficazes para conter o fluxo de imigrantes ilegais e o tráfico de fentanil para os EUA, mas acabou recuando na imposição imediata das tarifas, que serão válidas até 2 de abril.

Em sua rede Truth Social, Trump alfinetou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Na postagem, o presidente dos EUA acusa Trudeau de usar as tarifas de 25% impostas pelos EUA sobre os produtos canadenses para ganho político.

“Acredite ou não, apesar do péssimo trabalho que ele fez pelo Canadá, acho que Justin Trudeau está usando o problema da tarifa, que ele causou em grande parte, para concorrer novamente a primeiro-ministro. É muito divertido de assistir”, escreveu Trump.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?