body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Quem são os primeiros reféns que serão libertados pelo Hamas

Não há confirmação se todas as 33 pessoas listadas estão vivas ou qual é o estado de saúde delas, caso estejam

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Amir Levy/Getty Images
Pessoas am por uma tela exibindo fotos de reféns sequestrados em 7 de outubro: seis corpos recuperados na Faixa de Gaza -- Metrópoles
1 de 1 Pessoas am por uma tela exibindo fotos de reféns sequestrados em 7 de outubro: seis corpos recuperados na Faixa de Gaza -- Metrópoles - Foto: Amir Levy/Getty Images

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta quarta-feira (15/1) que dois cidadãos franco-israelenses, Ofer Kalderon e Ohad Yahalomi, estão entre os 33 reféns que serão libertados pelo Hamas na primeira fase da trégua. O gabinete de segurança de Israel deu sinal verde para o acordo de trégua com o Hamas, que ainda precisa ser aprovado pelo governo. A libertação dos reféns prevista na primeira fase do acordo deve começar no domingo, 19 de janeiro.

Não há confirmação se todas as 33 pessoas listadas estão vivas ou qual é o estado de saúde delas, caso estejam.

Entre os nomes divulgados, estão duas crianças, Kfar e Ariel Bibas, de dois e cinco anos. O destino delas é incerto, pois o Hamas anunciou a morte delas em Gaza meses atrás, embora essa informação nunca tenha sido confirmada. A mãe das crianças também aparece na lista. Ao todo, 10 mulheres estão entre os 33 nomes, além de homens, incluindo três octogenários.

Nomes de alguns réfens da primeira lista divulgada

  • Romi Gonen, 23 anos
  • Emily Damari, 27 anos
  • Arbel Yehud
  • Ohad Ben-Ami, 58 anos
  • Gad Moshe Moses, 80 anos
  • Hisham Al Sayed, 36 anos
  • Ofer Kalderon, 53 anos
  • Ohad Yahalomi, 49 anos

Porém, o gabinete de segurança de Israel ainda precisa votar a favor do acordo, após a conclusão dos últimos detalhes antes da prometida libertação dos reféns. Segundo o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, as autoridades israelenses estão reunidas desde o início da manhã desta sexta-feira (17/1) para discutir o tema.

A trégua, anunciada nesta quarta-feira pelo Catar e pelos Estados Unidos, deverá entrar em vigor no domingo. A reunião do gabinete de segurança, iniciada nesta sexta-feira, será seguida por um conselho de ministros entre hoje e sábado.

A decisão ocorre após garantias sobre a libertação dos reféns, segundo o gabinete do premiê israelense. Netanyahu conseguiu maioria a favor do acordo, apesar da oposição de ministros da extrema direita de Israel.

Segundo o governo, as primeiras libertações devem ocorrer no domingo. O Fórum das Famílias dos Reféns confirmou a informação do enviado especial da RFI a Tel Aviv, Nicolas Falez, nesta sexta-feira. Uma lista oficial com 33 nomes foi divulgada, com reféns que serão libertados por etapas como parte do acordo de cessar-fogo. As famílias envolvidas foram informadas diretamente pelo governo israelense.

Incertezas sobre o estado dos reféns

Os dois franco-israelenses mantidos reféns em Gaza também estão nesse grupo. O presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou a informação, mas há incerteza sobre se eles ainda estão vivos. Ofer Kalderon e Ohad Yahalomi são pais de família do kibutz Nir Oz, cujos filhos foram libertados durante a trégua de novembro de 2023.

Ainda não se sabe em que ordem os reféns serão libertados. A previsão é que sejam liberados em pequenos grupos, com intervalos de vários dias, em troca de palestinos detidos em Israel. Além dessa primeira lista de 33 nomes, o total de pessoas mantidas pelo Hamas na Faixa de Gaza, vivas ou mortas, chega a 98.

Conflito continua apesar do acordo

Apesar do anúncio de trégua mediado pelo Catar e pelos Estados Unidos, as forças israelenses continuam os bombardeios na Faixa de Gaza. Desde quarta-feira, os ataques aéreos deixaram mais de 100 mortos, segundo os serviços de emergência palestinos.

Leia mais reportagens como essa no RFI, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?