Hamas inicia libertação de reféns; soldado israelense é a primeira
Soldada Agam Berger foi solta nesta quinta-feira (30/1). Expectativa é de que outras sete pessoas sejam libertadas ainda hoje
atualizado
Compartilhar notícia

Teve início nesta quinta-feira (30/1) uma nova rodada de libertações de reféns pelo grupo terrorista Hamas. A primeira pessoa a ser solta foi a soldado israelense Agam Berger, de 19 anos, da Cruz Vermelha.
A jovem foi liberada em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, após mais de 400 dias como refém.
A previsão é de que outras sete pessoas sejam libertadas ainda nesta quinta.
Acordo para libertação
- Dos sete reféns que devem ser libertados nesta quinta, dois são israelenses, e cinco, tailandeses. De acordo com a imprensa de Israel, a expectativa é de que sejam soltos todos de uma vez.
- As famílias dos reféns foram informadas sobre a soltura e comemoraram a liberdade deles.
- As libertações fazem parte de um acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel. As conversas foram mediadas por Estados Unidos, Catar e Egito.
Novas libertações
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou nessa quarta-feira (29/1) que três reféns homens mantidos em cativeiro pelo Hamas serão libertados no sábado (1º/2). Segundo o Hamas, 25 dos 33 reféns que serão libertados durante o cessar-fogo estão vivos, e oito deles estão mortos.
O cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas está em vigor desde 19 de janeiro e prevê a troca de todos os reféns ainda em poder do grupo terrorista na Faixa de Gaza.