EUA X China: guerra tarifária entre países rende memes; vídeo
Após os EUA e a China trocarem tarifas altas entre os produtos importados, a #China está no 1º lugar nos assuntos mais falados do X
atualizado
Compartilhar notícia

A China e os Estados Unidos estão em uma clara guerra tarifária. O presidente dos EUA, Donald Trump, taxou em 104% os produtos importados da China, nesta quarta-feita (9/4) e, como resposta, o governo chinês anunciou tarifas de 84% aos EUA. Diante disso, as redes sociais repercutem o conflito com memes.
Um vídeo feito por inteligência artificial mostra Trump operando uma máquina de costura seguido por pessoas pessoas brancas e obesas trabalhando em uma indústria têxtil ao som de uma música chinesa. O meme termina com a frase “Make America Great Again”.
Veja o vídeo
O que está acontecendo
- O presidente dos EUA anunciou, no que ele chamou de “Dia da Libertação”, tarifas a 117 países pelo mundo.
- A China foi taxada, inicialmente, em 34% sobre todos os produtos importados pelos EUA.
- Como resposta à taxação, o país oriental anunciou que irá impor uma tarifa retaliatória de 34% aos EUA.
- Em escalada da guerra tributária, nesta terça-feira (8/4), a Casa Branca anunciou que aplicará uma tarifa de 104% sobre todos os produtos chineses.
- Nesta quarta-feira (9/4), a China anunciou que taxará, a partir desta quinta-feira (10/4), em 84% todos os produtos importados dos EUA.
- As tarifas recíprocas entrarão em vigor nesta quarta-feira (9/4) e as tarifas universais de 10% aram a valer nesse sábado (5/4).
As imagens, fazem alusão ao fato de uma parcela significativa da população norte-americana ter sobrepeso, cerca de 40% dos adultos, de acordo com o governo.
Além do vídeo, na rede social chinesa Weibo internautas também brincaram com o tarifaço de Trump contra outros países, criando memes como uma imagem que imita a TV estatal da Coreia do Norte (imagem em destaque).
A foto apresenta a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciando as tarifas de Trump, enquanto o presidente aparece com o mesmo corte de cabelo do líder norte-coreano, Kim Jong-un.