body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

EUA e Ucrânia retomam negociações após bate-boca de Trump e Zelensky

Delegações dos EUA e Ucrânia vão se reunir na Arábia Saudita para discutir o futuro da guerra no Leste Europeu

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine via Getty Images
Imagem colorida mostra Volodymyr Zelensky - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Volodymyr Zelensky - Metrópoles - Foto: Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine via Getty Images

Delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia vão se reunir na Arábia Saudita, na terça-feira (11/3), para retomar as discussões de paz sobre o conflito no Leste Europeu. O encontro será o primeiro contato diplomático público entre os dois países após o bate-boca entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, no Salão Oval da Casa Branca, no fim de fevereiro.


Negociações retomadas

  • O encontro desta terça-feira (11/3) entre delegações dos EUA e Ucrânia será o primeiro desde a discussão entre Zelensky e Trump na Casa Branca. 
  • Na ocasião, a expectativa era de que um acordo sobre a concessão de recursos minerais ucranianos aos EUA fosse assinado. A discussão entre os dois presidentes, contudo, travou as negociações e a do documento. 
  • Depois do episódio, Trump decidiu suspender o envio de ajuda militar para a Ucrânia, como forma de pressionar, ainda mais, o governo Zelensky.
  • A principal reclamação do líder ucraniano, que inclusive levou ao bate-boca na Casa Branca, é a falta de protagonismo da Ucrânia nas conversas de paz. Além disso, Zelensky já chegou a acusar Trump de favorecer a Rússia de Putin nas negociações. 

O grupo de negociadores norte-americanos será liderado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Já a comitiva ucraniana vai ser chefiada pelo chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak.

Antes do encontro, Zelensky chegou a se reunir com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na Arabia Saudita. De acordo com o presidente da Ucrânia, os dois discutiram detalhadamente “as etapas e condições que poderiam pôr fim à guerra e tornar a paz confiável e duradoura”, assim como “formas de garantias de segurança” para Kiev.

Apesar da visita ao reino saudita, o presidente ucraniano não deve participar das discussões. Ele, contudo, prometeu uma postura “absolutamente construtiva” do negociadores da Ucrânia.

“A equipe ucraniana permanece em Jeddah para trabalhar com a equipe americana na terça-feira, 11 de março, e esperamos um resultado prático”, disse Zelensky após o encontro com bin Salman. “A posição ucraniana na reunião será absolutamente construtiva”.

O chefe da diplomacia de Trump, Marco Rubio, também se reuniu com o príncipe herdeiro saudita antes da nova rodada de negociações. De acordo com o secretário de Estado dos EUA, sua missão na Arabia Saudita será “implementar a visão de paz por meio da força” do novo governo norte-americano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?