body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

EUA e Rússia buscam parceria política e negociação de paz com Ucrânia

Representantes da Rússia e dos EUA se reuniram para discutir rumos da guerra na Ucrânia. Países querem reaproximação geopolítica “histórica”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kremlin Press Office / Handout/Anadolu Agency/Getty Images
Imagem colorida mostra Vladimir Putin e Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Vladimir Putin e Donald Trump - Metrópoles - Foto: Kremlin Press Office / Handout/Anadolu Agency/Getty Images

As delegações dos Estados Unidos e da Rússia se reuniram na Arábia Saudita, nesta terça-feira (18/2), para discutir os rumos da guerra na Ucrânia e uma possível solução para o conflito. Ambas as comissões concordaram em abordar os problemas do relacionamento bilateral entre Rússia e EUA, num movimento de reaproximação geopolítica.

Os dois lados ainda concordaram em nomear equipes para as negociações na Ucrânia “o mais rápido possível”, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. De acordo com ele, assim que os EUA nomearem a equipe, os debates para um acordo serão iniciados.


O que se sabe sobre a reunião?

  • De acordo com o principal conselheiro de política externa da Rússia, Yuri Ushakov, a reunião na Arábia Saudita “ocorreu bem” e teve discussões iniciais sobre a Ucrânia e condições para a cúpula Trump-Putin.
  • Segundo a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, os países também querem analisar uma cooperação futura em questões de interesse geopolítico mútuo e oportunidades históricas econômicas “que surgirão de um fim bem-sucedido ao conflito na Ucrânia”.
  • As negociações na Ucrânia devem incluir discussões sobre território e garantias de segurança, afirma o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA , Michael Waltz.
  • Até o momento não há data para reunião entre Trump e Putin, mas líderes esperam se encontrar.

Ucrânia ficou de fora

Apesar de o assunto envolver diretamente o destino da Ucrânia, nenhum representante ou autoridade ucraniana esteve presente na reunião entre as delegações estadunidense e russa.

O afastamento dos ucranianos das discussões tem sido alvo de críticas do presidente Volodymyr Zelensky e de autoridades da Europa, que também reivindicam o direito de participar das negociações envolvendo a guerra na Ucrânia.

Sobre isso, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Michael Waltz, afirmou que tanto a Ucrânia quanto outros países europeus são consultados quase diariamente sobre as negociações. Em fala à imprensa, Waltz disse que os EUA rejeitam a noção de que seus alidados não são consultados.

“Nós continuaremos a lembrar a todos: literalmente, minutos depois que o presidente Trump desligou com o presidente Putin, ele ligou [e] falou com o presidente Zelensky”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?