body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Erdogan recebe líder da Síria na Turquia e faz acusações contra Israel

Desde a queda de Bashar Al-Assad, Israel tem feito uma série de ataques contra a Síria alegando defesa da segurança nacional israelense

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo interino da Síria
imagem colorida mostra os presidentes da Turquia e Síria - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra os presidentes da Turquia e Síria - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo interino da Síria

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou Israel de tentar desestabilizar a Síria, agora comandada por um governo interino ligado a um grupo de ex-jihadistas. A afirmação aconteceu nesta sexta-feira (11/4), durante a abertura do Fórum de Diplomacia de Antália (ADF).

Em seu discurso, o líder turco chamou a ação que derrubou Bashar al-Assad de “revolução”, e disse que seu país não fará “vista grossa” diante dos ataques de Israel na Síria.

“Eles [Israel] estão tentando minar a revolução de 8 de dezembro, agitando as filiações étnicas e religiosas na Síria, e provocando as minorias contra o governo”, disse Erdogan, sem apresentar provas. “Não faremos vista grossa à Síria sendo arrastada para um novo vórtice de instabilidade. Gostaria de expressar aqui que não vemos a integridade territorial, a estabilidade e a segurança da nossa vizinha Síria, com a qual compartilhamos uma fronteira total de 911 quilômetros, como algo separado de nós mesmos”.

No evento, que reúne lideranças e representantes diplomáticos de diversos países do mundo, Erdogan se reuniu com o novo líder sírio, Ahmed Al-Shaara. Ainda que de forma extra-oficial, a Turquia é apontada pela comunidade internacional como um dos principais apoiadores da ofensiva dos rebeldes sírios, que derrubaram Bashar Al-Assad.

Apesar do ado ligado à Al-Qaeda, o novo líder sírio tem feito promessas de um governo menos linha dura do que o implementado pela dinastia Assad na Síria.

Mesmo com a tranquilidade inicial dos primeiros meses, e da sinalização internacional positiva quanto ao governo provisório do país, a Síria enfrentou uma nova no início de março.

Os confrontos se concentraram, em sua maioria, nas províncias de Latakia, Tartus, Hama e Homs. Eles envolveram forças governamentais, apoiadores do novo regime sírio, e o grupo étnico-religioso alauitas, do qual o ex-presidente da Síria faz parte. 

Além dos problemas internos, a Síria tem convivido com operações militares de Israel no país desde dezembro de 2024. De acordo com o governo de Benjamin Netanyahu, as ações visam capacidades militares, e têm como objetivo garantir a segurança nacional israelense.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?