body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Tarifaço dos EUA: possível retaliação causaria estranheza, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que os EUA têm uma “posição [comercial] muito confortável em relação ao Brasil”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
O ministro Fernando Haddad
1 de 1 O ministro Fernando Haddad - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta terça-feira (1º/4), que uma possível “retaliação injustificada” dos Estados Unidos (EUA) contra o Brasil causaria “uma certa estranheza” devido à relação estabelecida entre os países.

Em viagem oficial na França, Haddad disse a jornalistas que os EUA têm uma “posição [comercial] muito confortável em relação ao Brasil”, devido ao saldo da balança comercial entre os países, que é superavitário do lado norte-americano.

“Causaria-nos até uma certa estranheza se o Brasil sofresse algum tipo de retaliação injustificada, uma vez que nós estamos na mesa de negociação desde sempre com aquele país, justamente para que a nossa cooperação seja cada vez mais forte”, ponderou ele após a cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França. Também estava presente o ministro da Economia francês, Éric Lombard.


Giro de Haddad pela França

  • A viagem para França é quase uma preparação para a visita de Estado do presidente Lula (PT), programada para junho.
  • O ministro deve aproveitar para iniciar um diálogo mais estratégico entre Brasil e França.
  • Em Paris, Haddad pretende promover a reforma tributária sobre o consumo e a Aliança Global contra a Fome, além de conversas sobre o Plano de Transformação Ecológica e o mercado de carbono.

Haddad ressaltou que o mundo só terá conhecimento dos impactos da aplicação das tarifas recíprocas a partir desta quarta-feira (2/4), data marcada pelo governo de Donald Trump para a implementação das medidas.

O ministro reforçou que o governo brasileiro não faz distinção entre governos: “Nós temos uma relação de parceria com o Estado americano, e vamos manter essa postura de abertura de negociações e de desejo de uma prosperidade mútua nas relações bilaterais”.

Tarifaço de Trump

Ainda não é de conhecimento público quais serão as medidas protecionistas implementadas pelo governo norte-americano. Mas, Trump deu pistas nas redes sociais. Segundo ele, esta quarta será o “dia da libertação” para a economia dos EUA de inimigos e de amigos.

“Este é o começo do dia da libertação na América. Vamos cobrar dos países por fazerem negócios em nosso país e tirar nossos empregos, tirar nossa riqueza, tirar muitas coisas que eles vêm tirando ao longo dos anos”, escreveu Trump na Truth Social.

Em meio às imposições dos EUA, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei da reciprocidade econômica, que estabelece critérios para a reação brasileira a barreiras comerciais de outros países.

O projeto de lei (PL) nº 2088/23, aprovado na CAE do Senado, prevê as situações em que o Brasil terá aval para aplicar retaliações a países ou blocos econômicos, além de listar quais medidas que poderão ser tomadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?