body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Comecei a chorar”: grupo fica preso por 2h em elevador após apagão

Espanha está entre os países atingidos por um apagão geral nesta segunda (28/4). Portugal e França também sofrem às escuras

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Adri Salido/Getty Images)
Apagão Europa - Houve uma queda de energia generalizada hoje na Espanha, em Portugal e em partes da França
1 de 1 Apagão Europa - Houve uma queda de energia generalizada hoje na Espanha, em Portugal e em partes da França - Foto: Adri Salido/Getty Images)

Um grupo de seis pessoas — cinco estudantes e um professor — ficou preso por duas horas em um elevador na Escola de Design e Artes Visuais LCI, em Barcelona, na Espanha, devido ao apagão geral. Alguns dos estudantes sofreram ataques de ansiedade devido à claustrofobia e à falta de ar.

Um apagão geral atinge vários países da Europa nesta segunda-feira (28/4) desde 12h30, no horário local (por volta de 7h30 no horário de Brasília). Na Espanha, aeroportos e metrôs inteiros pararam nas principais cidades. Madri declarou estado de emergência nível 2 — a emergência vai até nível 3.

“Comecei a chorar”, contou a estudante Clara, uma das pessoas que ficaram presas no elevador, ao jornal espanhol El País. A campainha de emergência estava fora de serviço e o grupo precisou gritar por ajuda.

Embora o protocolo impeça que qualquer um agisse – já que se a energia voltasse repentinamente, as portas poderiam falhar -, professores resgataram os alunos usando um objeto de metal para forçar a abertura das portas do elevador e libertar as seis pessoas presas.

7 imagens
Uma loja ficou sem luz durante uma queda de energia em 28 de abril de 2025 em Lisboa, Portugal
Torcedores são vistos em lojas escuras durante um apagão geral durante o Sétimo Dia do Mutua Madrid Open
Torcedores caminham pelas arelas escuras durante um apagão geral no Sétimo Dia do Mutua Madrid Open, em La Caja Mágica
1 de 7

m homem com uma lanterna lidera o caminho enquanto uma estação de metrô permanece às escuras durante uma queda de energia em 28 de abril de 2025 em Lisboa, Portugal

Adri Salido/Getty Images
2 de 7

Uma loja ficou sem luz durante uma queda de energia em 28 de abril de 2025 em Lisboa, Portugal

Adri Salido/Getty Images
3 de 7

Adri Salido/Getty Images)
4 de 7

Torcedores são vistos em lojas escuras durante um apagão geral durante o Sétimo Dia do Mutua Madrid Open

Clive Brunskill/Getty Images
5 de 7

Adri Salido/Getty Images
6 de 7

Torcedores caminham pelas arelas escuras durante um apagão geral no Sétimo Dia do Mutua Madrid Open, em La Caja Mágica

Julian Finney/Getty Images
7 de 7

Torcedores caminham pelas arelas escuras durante um apagão geral no sétimo dia do Mutua Madrid Open

Clive Brunskill/Getty Images

Dados da rede elétrica espanhola, a Red Eléctrica, mostram uma queda enorme em questão de segundos. Cidades inteiras, incluindo Sevilha, Barcelona e Pamplona, ​​também continuam afetadas.

A empresa espanhola afirmou ter ativado os planos para restaurar o fornecimento, com “todos os recursos dedicados à solução” da interrupção. O restabelecimento de energia pode levar de 6 horas a 10 horas.

Relatos nas redes sociais ainda indicam falta de energia em diversas cidades portuguesas, entre elas Lisboa. A França também registrou falta de energia.

A extensão exata das interrupções e o número de pessoas afetadas ainda não claros. Estima-se que pelo menos 50 milhões de pessoas foram atingidas.

Apesar de ainda não se saber as causas do apagão, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida afirmou que a falta de energia pode ter sido provocado por um ciberataque.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?