Apagão geral paralisa Portugal e Espanha e atinge outros países da UE
Na Espanha, aeroportos e metrôs inteiros pararam nas principais cidades. Há registros de falta de luz também na França
atualizado
Compartilhar notícia

Várias localidades de Portugal, Espanha, França registraram um “apagão geral” no início desta segunda-feira (28/4), deixando moradores sem energia elétrica e sem sinal de celular, além de paralisar aeroportos e transportes viários.
Relatos nas redes sociais indicam falta de energia em diversas cidades portuguesas, entre elas Lisboa. Na Espanha, há registros de falta de luz em cidades como Madri e Barcelona.
Confira:
Some European countries have suddenly plunged into a blackout.
According to media reports, a massive power outage occurred in the western part of Europe. Electricity unexpectedly disappeared in Spain, Portugal, and Andorra. Partial outages have also been reported in . The… pic.twitter.com/rXVlp9jjC1— WarTranslated (@wartranslated) April 28, 2025
Na Espanha, aeroportos e metrôs inteiros pararam nas principais cidades. O Aeroporto de Barajas, em Madri, continua sem energia e o metrô de Valência anunciou a suspensão de todos os seus serviços.
Dados da rede elétrica espanhola, a Red Eléctrica, mostram uma queda enorme em questão de segundos. Cidades inteiras, incluindo Sevilha, Barcelona e Pamplona, também continuam afetadas.
A Red Eléctrica afirmou ter ativado os planos para restaurar o fornecimento, com “todos os recursos dedicados à solução” da interrupção.
A extensão exata das interrupções e o número de pessoas afetadas não estão imediatamente claros.
Ciberataque
As autoridades de Portugal acreditam que o apagão registrado no país possa ter sido provocado por um ciberataque. Para acompanhar a situação, o governo português criou um grupo de trabalho.
“Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha”, afirmou à agência Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, segundo relatou o Correio da Manhã.
O apagão afetou diversas cidades portuguesas, de norte a sul do país. Na França, a operadora da rede elétrica RTE informou que houve uma breve interrupção de energia, mas a eletricidade já foi restaurada. As causas do incidente ainda são desconhecidas.
Pior apagão
O jornal espanhol El País noticiou os planos para uma reunião de crise do governo espanhol, que contará com a presença do primeiro-ministro Pedro Sánchez e dos ministros das Finanças, do Meio Ambiente e dos Transportes, para discutir “o pior apagão da história recente” do país.
A agência de notícias espanhola EFE noticiou anteriormente que Sánchez planejava visitar a sede da operadora nacional de energia.
Da mesma forma, o jornal português Diário de Notícias noticiou que uma reunião extraordinária do governo também foi convocada em Portugal.