body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Assassino de Louise perseguia ex até no banheiro da faculdade

Jovem não conhecia o ado de Vinícius Neres quando começou a se relacionar com ele. Desde o início, o assassino se mostrava possessivo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
vinicius neres
1 de 1 vinicius neres - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A ex-namorada de Vinícius Neres Ribeiro (foto em destaque) ou momentos de terror após encerrar o relacionamento com o homem que ficou conhecido por ser o assassino da aluna da Universidade de Brasília (UnB) Louise Maria, em 2016. A jovem não sabia do ado do homem que conheceu sete meses atrás em uma faculdade particular na Asa Norte, mas desde o início estranhou o comportamento possessivo dele.

O Metrópoles teve o a trechos do processo em que ela acusa Vinícius de perseguição. No documento, a moça fala que os dois nunca namoraram de fato, que tiveram apenas um envolvimento superficial, mas ele se mostrava possessivo. Apesar de se conhecerem na faculdade, eles não tinham disciplinas juntos, mas Vinicius fazia questão de entrar na sala dela e assistir as aulas junto. Quando não entrava, esperava perto da porta.

Até mesmo quando a jovem ia ao banheiro, Neres ficava à espreita, esperando por ela. Ela deixava claro que não precisava, mas Vinícius insistia com a desculpa de segurar a bolsa da universitária.

4 imagens
Vinícius Neres cumpria pena em regime semiaberto
Vinicius Neres
1 de 4

Recaptura de Vinícius Neres Ribeiro, assassino confesso de Louise Maria da Silva Ribeiro

Imagem cedida ao Metrópoles
2 de 4

Vinícius Neres cumpria pena em regime semiaberto

Michael Melo/Metrópoles
3 de 4

Vinicius Neres

Michael Melo/Metrópoles e Ivan Rodrigues
4 de 4

PMDF/Divulgação

O assassino esperava a jovem sair da aula para acompanhá-la até a Rodoviária do Plano Piloto e ela repetia que não havia necessidade. Novamente, ele insistia dizendo que “cuidaria dela”. Vinícius costumava dizer para ela que “nunca a perderia”. A estudante estranhou o comportamento dele.

Assim que soube do histórico do assassino, a estudante colocou fim à relação, o que deixou o jovem ainda mais possessivo, segundo ela relatou. Com frequência, ele aparecia na porta do trabalho dela e, quando questionado, dizia que estava apenas ando pelo local.

Certa vez, Vinícius Neres comprou um presente para a irmã mais nova da mulher, mas ela disse que não podia aceitar. O homem teve o de fúria, jogou a mochila no chão, andou de um lado para o outro e começou a chorar. Em um determinado momento, ele chegou a dizer que não tinha nada mais a perder.

Vinícius chegou a entrar na casa da jovem e roubar uma cópia das chaves de onde ela morava. Assustada, a vítima pediu uma medida protetiva contra ele. O assassino não voltaria ao regime fechado, mas teria de ser monitorado eletronicamente por pelo menos 90 dias. Ao receber essa notícia, Vinícius não retornou ao Centro de Progressão Penitenciária. Ele fugiu em 7 de março e ficou quatro dias foragido.

Recaptura

Vinícius foi encontrado por policiais penais perto da casa da mulher que perseguia. Ele carregava uma mochila com diversos itens suspeitos, formando um kit macabro. Entre os objetos, facas, abraçadeiras, alicate, lanterna, serras, um frasco de lubrificante íntimo, além de uma mecha de cabelo – que pertencia à vítima de perseguição.

Veja imagens:

Policiais Penais do Núcleo de Recaptura da corporação o encontraram na região do Gama e o levaram para a 20ª Delegacia de Polícia (Gama). O assassino confesso foi deixado à disposição da Justiça e pode perder o direito ao regime semiaberto, a depender de decisão do Poder Judiciário.

Veja os itens encontrados na mochila:

Armas, facas e itens - Metrópoles
Itens encontrados dentro da mochila de Vinícius Neres

Feminicídio em laboratório

O feminicídio de Louise, cometido em 10 de março de 2016, chocou a comunidade acadêmica e o Distrito Federal. Ao ser preso, Vinícius confessou ter matado a colega de curso sob a justificativa de estar inconformado diante do término do relacionamento com a jovem.

Louise tinha 20 anos, quando foi dopada com clorofórmio pelo assassino, em um dos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB).

6 imagens
Estudante de biologia foi morta em um laboratório do curso
Crime ocorreu na Universidade de Brasília (UnB)
Louise Maria foi vítima de feminicídio
Feminicida Vinícius Neres Ribeiro está foragido
Vinícius Neres é assassino confesso de Louise Maria da Silva Ribeiro
1 de 6

Louise Maria da Silva Ribeiro foi assassinada aos 20 anos

Facebook/Reprodução
2 de 6

Estudante de biologia foi morta em um laboratório do curso

Facebook/Reprodução
3 de 6

Crime ocorreu na Universidade de Brasília (UnB)

Facebook/Reprodução
4 de 6

Louise Maria foi vítima de feminicídio

Facebook/Reprodução
5 de 6

Feminicida Vinícius Neres Ribeiro está foragido

Michael Melo/Metrópoles
6 de 6

Vinícius Neres é assassino confesso de Louise Maria da Silva Ribeiro

Michael Melo/Metrópoles

Quando a jovem desmaiou, Vinícius injetou 200 mililitros do químico na boca dela, o que provocou a morte da universitária, segundo a perícia; prendeu os pés e as mãos de Louise; despiu-a; e enrolou o corpo dela em um colchão inflável.

Posteriormente, o criminoso transportou o corpo no carro da vítima até um local próximo ao Minas Brasília Tênis Clube (MBTC), no Setor de Clubes Esportivos Norte (SCEN), e deixou o cadáver na mata, parcialmente incinerado.

Em 2017, Vinícius foi condenado a 23 anos de prisão por homicídio quadruplamente qualificado – por motivo fútil, uso de meio cruel, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio –, além de destruição de cadáver.

No entanto, ele teve a punição atenuada por ser menor de 21 anos à época e por ter confessado espontaneamente o crime.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?