body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Quem é o laranja de alvo da PF por fraudes em licitações bilionárias

A empresa R7 Facilities, alvo de investigação da PF e da CGU, fechou contratos bilionários com o governo federal nos últimos anos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
R7 Facilities têm dezenas de contratos com o governo federal, inclusive com o BC
1 de 1 R7 Facilities têm dezenas de contratos com o governo federal, inclusive com o BC - Foto: Reprodução

Gildenilson Braz Torres é técnico em contabilidade, morador da periferia do Distrito Federal (DF) e foi beneficiário do auxílio emergencial. Ele é laranja da R7 Facilities, responsável pela gestão contratual da manutenção da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).

A R7 Faciliteis (foto em destaque) é alvo de investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF) por corrupção e fraude em licitações com o governo federal.

Para uma empresa que fechou contratos bilionários com a istração Pública nos últimos anos na área de manutenção e serviços gerais, inclusive com a CGU e PF, o fato de Gildenilson ter recebido auxílio-emergencial governo federal entre 2021 e 2020 mostrou que algo não cheirava bem. As parcelas do benefício variavam entre R$ 150 e R$ 600.

Nos registros da empresa na Receita Federal aparece o nome de Gildenilson. Mas, na verdade, quem está por trás da R7 Facilities é Carlos Tabanez, policial aposentado e ex-deputado distrital.

Tabanez, que é também dono de um dos principais clubes de tiro de Brasília, foi um dos alvos da Operação Dissimulo, deflagrada pela PF na manhã desta terça-feira (11/02). O advogado dele, Alair Ferraz, também é um dos alvos.

Ao todo, a PF cumpriu 26 mandos de busca e apreensão contra um grupo de oito empresas – do ramo de serviço gerais e manutenção – que se relacionavam entre si e simulavam concorrência em licitações com a istração Pública.

As investigações apontaram que o grupo utilizava “laranjas” como sócios das empresas para ocultar os verdadeiros proprietários. A operação da PF e CGU iniciou com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada no ano ado.

Conforme o Metrópoles noticiou, a R7 Facilities é investigada pela Controladoria-Geral da União (CGU) por corrupção. A coluna apurou que em janeiro deste ano, o órgão abriu um Processo istrativo de Responsabilização (PAR) contra a ela e outras duas empresas do Distrito Federal (Defender Conservação e Limpeza LTDA e GSI Serviços Especializados LTDA) para investigar possíveis violações à Lei Anticorrupção e de Licitações.

Recentemente, a R7 Facilities se envolveu em uma polêmica ao demitir vários trabalhadores terceirizados que protestaram por atrasos nos salários.

Recepcionistas, auxiliares e assistentes istrativos, segundo noticiou o colunista Igor Gadelha, de pelo menos três ministérios do governo Lula (Direitos Humanos, Mulheres e Igualdade Racial) estavam a mais de 10 dias sem receber da R7 Facilities. À época, a empresa alegou falta de ree, versão essa rebatida pelo Governo Federal.

O que diz Carlos Tabanez – nota à imprensa

“Em face das recentes publicações noticiando a prisão do ex-deputado distrital Carlos Tabanez, esta nota visa esclarecer pontos relevantes que não foram devidamente esclarecidos.

Na data de hoje, por volta das 6h30, agentes da Polícia Federal cumpriram mandado judicial de busca e apreensão na residência do Sr. Carlos Tabanez. O referido mandado tinha como objetivo a coleta de eventuais elementos que pudessem vinculá-lo à suposta propriedade ou gestão oculta da empresa R7. Importa esclarecer que o Sr. Carlos Tabanez franqueou integralmente o o dos agentes à sua residência, bem como disponibilizou todos os seus dispositivos eletrônicos, incluindo celulares e senhas, para análise. Nenhum elemento de prova relevante foi encontrado que comprove qualquer relação entre o Sr. Carlos Tabanez e a mencionada empresa.

Durante a diligência, também foi realizada vistoria no acervo de armas de fogo do ex-deputado, armas estas devidamente registradas, porém mesmo tendo o antigo registro duas armas não foram efetuados os novos registros junto à Polícia Federal devido a alterações decorrentes da transição do governo federal.

O ex-deputado foi conduzido à delegacia para prestar os devidos esclarecimentos sobre as armas, tendo colaborado integralmente com as autoridades competentes durante o depoimento. Após os procedimentos legais, foi arbitrada fiança, que fora devidamente paga, permitindo a sua liberação imediata, conforme previsto na legislação.

O ex-deputado distrital Carlos Tabanez sempre pautou sua conduta pelo respeito às instituições legais e reafirma seu compromisso com a transparência e o cumprimento das normas jurídicas. O Sr. Carlos Tabanez confia plenamente no trabalho das forças policiais e, principalmente, na imparcialidade e na seriedade da Justiça brasileira, acreditando que a verdade prevalecerá ao final do devido processo legal. No que tange às investigações no âmbito da Operação Dissimulo, todas as alegações serão devidamente esclarecidas no momento processual oportuno. O Sr. Carlos Tabanez reitera sua disposição em colaborar com as autoridades e confia na lisura do processo judicial em curso.

Por fim, qualquer informação adicional sobre o andamento das investigações será divulgada de forma responsável e transparente, conforme orientação de sua assessoria jurídica”.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Carlos Tabanez

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?