Vale a pena abrir a relação só para curtir o Carnaval? Expert avalia
Durante o Carnaval, há que opte pela não monogamia para aproveitar a folia como um todo; veja o que diz um especialista
atualizado
Compartilhar notícia

O Carnaval, por definição, é uma época de festa, curtição, folia e muita liberdade. Por isso, há quem pense que esse período não combina com relacionamento fechado ou monogamia. Pensando nisso, muitos casais optam por abrir o relacionamento apenas nessa época para que cada um possa curtir as festanças sem “amarras”.
Segundo o neurocientista e mestre em psicologia Fabiano de Abreu Agrela, abrir o relacionamento é um acordo contínuo em que ambos aceitam envolvimentos externos sem considerar como uma traição. Ele defende que a prática até acontece, mas precisa ser feita com cautela.
“No Carnaval, muitos casais abrem o relacionamento por medo de perder a juventude e a liberdade. O cérebro associa esse momento a um risco de envelhecimento e exclusão social”, explica o profissional.
De acordo com o expert, “o desejo de validação aumenta com a liberação de dopamina e adrenalina, incentivando a sedução e a busca por novas experiências.”
Antes de tomar uma decisão tão importante, é necessário haver muito diálogo com a parceria, sobretudo em relação a acordos do que vale ou não vale, caso optem por abrir.
Em contrapartida, há ainda aqueles que terminam relacionamentos antes da temporada dos bloquinhos e festas só para curtir o feriadão na farra. Uma pesquisa do Sexlog destacou que mais de 20% dos brasileiros já terminaram um relacionamento às vésperas do Carnaval para aproveitar os blocos e festas.
Um dos motivos para tantas pessoas quererem estar solteiras no Carnaval é pela energia de libertinagem que paira sobre a festa. “Ele simboliza a liberação antes da contenção social, com um ambiente de estímulos intensos que desinibe o córtex pré-frontal e eleva a sensação de prazer”, finaliza o profissional.