body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Dormir com a parceria melhora a qualidade do sono, revelam pesquisas

Pesquisas revelam o impacto positivo na duração e na qualidade do sono quando se dorme com a parceria; confira

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
casal
1 de 1 casal - Foto: Getty Images

Depois do sexo, é normal que os envolvidos durmam abraçados ou mesmo um do lado do outro na cama. Mas, além dos benefícios sociais de ter uma noite de conchinha, pesquisas mostram o impacto positivo na duração e na qualidade do sono quando se dorme ao lado do parceiro ou da parceira — com uma ressalva importante: não podem ser companheiros de cama estranhos. Ou seja, não necessariamente o sexo casual segue a mesma lógica.

Para Thomas Michael Kilkenny, diretor do Instituto de Medicina do Sono do Hospital Universitário Northwell Staten Island, dormir de casal pode aumentar a segurança física e emocional. “Quanto mais próximos os casais estão emocionalmente, mais sincronizado o sono se torna”, afirmou, em entrevista ao The Post.

O profissional citou três benefícios de dividir a cama com um parceiro íntimo. “Estudos usando ondas cerebrais mostraram durações de sono significativamente maiores quando dormiam juntos, e os sujeitos também se sentiram significativamente mais relaxados depois de dormir com o parceiro.”

Fazer sexo, abraçar, dar as mãos e dormir perto podem desencadear a liberação de ocitocina, também conhecida como “hormônio do amor”, que promove relaxamento, reduz o estresse e cria uma sensação de segurança.

5 imagens
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Getty Images
2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

Getty Images
3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Getty Images
4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Getty Images
5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Getty Images

O efeito da ocitocina pode ajudar os casais a adormecer mais rápido, contribuindo para um sono mais longo.

De acordo com o especialista, outras análises indicam que pessoas que dormem com o parceiro, mesmo que não seja na mesma cama, mas simplesmente no mesmo ambiente, tendem a ter um sono REM – estágio importante para a regulação emocional, consolidação da memória, desenvolvimento do cérebro e sonhos – menos fragmentado.

Além disso, casais que compartilham a mesma cama geralmente sincronizam os estágios de sono, o que pode levar a uma noite de maior qualidade.

Essa sincronia, como explicou Kilkenny, depende de alguns fatores, como atenção mútua, natureza e estabilidade do relacionamento, apoio emocional e comunicação. “Pessoas que dormiam na mesma cama e que não tinham vínculos emocionais ou sociais entre si não demonstraram nenhum desses padrões de sincronização”, disse.

Por fim, o especialista esclareceu que quando as pessoas dormem juntas, não apenas os ciclos de sono costumam se alinhar, mas os batimentos cardíacos ficam sincronizados, como resultado da interação.

“Acredita-se que esse fenômeno esteja associado a uma diminuição nas respostas ao estresse no nível neurológico”, afirmou. “Essa descoberta implica que batimentos cardíacos vinculados durante o sono estavam associados às interações mútuas dos sistemas nervosos do parceiro.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?