body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Facção lavou R$ 13 milhões com fachada de joalheria e hortifrúti

A movimentação financeira da facção indicou que o dinheiro obtido com a venda de entorpecentes era “esquentado” por comércios

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/PJC-MT
pcmt
1 de 1 pcmt - Foto: Reprodução/PJC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (22) a Operação Longa Manus, que desarticulou uma organização criminosa interestadual responsável por movimentar mais de R$ 13 milhões em apenas seis meses com o tráfico de drogas na região de Tangará da Serra. O esquema da facção envolvia lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada nos ramos de joalheria, hortifrutigranjeiros e equipamentos de comunicação.

Ao todo, foram cumpridas 55 ordens judiciais nos municípios de Tangará da Serra, Cuiabá, Várzea Grande, Juara, e também em Goiânia (GO). A operação mobilizou 42 policiais civis de delegacias do interior de Mato Grosso, da Delegacia de Repressão a Narcóticos (Denarc) e da Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

As investigações começaram em março deste ano, após a prisão de um dos integrantes da facção. A partir dali, a 1ª Delegacia de Polícia de Tangará da Serra aprofundou as diligências e descobriu uma complexa estrutura criminosa que atuava em diversos estados e ocultava os lucros do tráfico por meio de negócios supostamente legais.

A movimentação financeira indicou que o dinheiro obtido com a venda de entorpecentes era “esquentado” por comércios aparentemente legítimos, antes de ser reado a integrantes da organização em Cuiabá e até no Rio de Janeiro.

A ação cumpriu 13 mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão, além de 16 bloqueios de valores e 16 quebras de sigilo bancário e fiscal. As medidas foram autorizadas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) com parecer favorável do Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

“Longa Manus”
O nome da operação — expressão em latim que significa “braço longo” — foi escolhido para simbolizar a atuação do Estado na repressão ao crime para além de suas fronteiras imediatas. De fato, o “braço longo” da Polícia Civil alcançou integrantes da facção até em outros estados, demonstrando o alcance da investigação e a integração entre forças de segurança pública.

A Longa Manus faz parte do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas, do Governo de Mato Grosso, e integra a segunda fase da Operação Renorcrim, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (DIOPI) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?