body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Amarrado e dopado: saiba como brasileiro causou terror em voo de Paris

O próprio comandante da aeronave confirmou que houve risco real à segurança do voo e que a atuação rápida da tripulação foi fundamental

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ricardo Bispo Moraes
1 de 1 Ricardo Bispo Moraes - Foto: Reprodução

Um voo que deveria ser tranquilo e rotineiro entre Paris e São Paulo se transformou em cenário de terror para os ageiros e tripulantes do voo AF 454, da Air . O motivo? Um ageiro brasileiro, identificado como Ricardo Bispo Moraes (foto em destaque), de 44 anos, tentou abrir a porta da aeronave em pleno voo, causando pânico generalizado e obrigando a tripulação a conter o homem com cordas e sedá-lo com medicamentos fortes.

A coluna apurou detalhes do episódio ocorreu em 25 de março, poucas horas após a decolagem do Aeroporto Charles de Gaulle. De acordo com depoimentos colhidos pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, Ricardo já demonstrava comportamento alterado desde o início do trajeto. Ele se recusava a permanecer sentado, perambulava pelos corredores do avião e encarava outros ageiros, visivelmente agitado.

A situação atingiu o ápice quando o ageiro se dirigiu à porta da aeronave e tentou abri-la em pleno voo. Imediatamente, a tripulação interveio, sendo auxiliada por outros ageiros. Ricardo precisou ser amarrado ao assento com cintas de segurança improvisadas.

Para controlar o surto e evitar riscos maiores, um médico que estava entre os ageiros aplicou duas doses de Diazepan, às 22h10 e às 23h, e uma dose de Loxapina às 00h05, medicamentos com efeito sedativo. A medicação foi suficiente para estabilizar Ricardo, que ainda apresentava sinais de sedação ao desembarcar em São Paulo, onde foi imediatamente levado sob custódia pela Polícia Federal.

O brasileiro foi preso em flagrante e indiciado com base no artigo 261 do Código Penal, que trata de atentado contra a segurança de transporte público, crime que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos. De acordo com documentos oficiais, o próprio comandante da aeronave confirmou que houve risco real à segurança do voo e que a atuação rápida da tripulação foi fundamental para evitar uma tragédia.

Segundo a polícia, Ricardo havia tentado entrar na França para trabalhar na construção civil, mas foi barrado pela imigração sa e deportado no mesmo dia, o que pode ter contribuído para seu estado psicológico instável.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?