body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Moda e política: 3 momentos recentes em que as duas áreas se cruzaram

Meias excêntricas, bonés com mensagens e falta de terno estão entre os fatos recentes que demonstram a ligação entre moda e política

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mario Tama/Getty Images
Donald Trump em 2022 com bonés Make America Great Again - Metrópoles
1 de 1 Donald Trump em 2022 com bonés Make America Great Again - Metrópoles - Foto: Mario Tama/Getty Images

Ternos bem cortados, cores neutras, vestidos discretos… Alguns elementos automaticamente vêm à mente ao lembrar de figuras políticas. Como em outras áreas, a moda desempenha um papel fundamental e comunica mensagens, das mais evidentes às mais intrigantes. Decisões fashion controversas, em dados momentos, podem colocar em cheque até mesmo a seriedade de quem as veste. A coluna traz abaixo três fatos recentes que misturam os dois temas.

Vem conferir!

JD Vance - meias - metrópoles
Meias do vice-presidente estadunidense, J.D. Vance, em encontro recente com o primeiro-ministro irlandês. O trevo da estampa é um símbolo da Irlanda

“Diplomacia das meias”

Durante agenda oficial em Washington, há poucos dias, o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, recebeu uma homenagem curiosa do vice-presidente dos EUA em um café da manhã. J.D. Vance usou gravata verde, broche em formato de árvore e meias estampadas com trevos, elementos que fazem parte da cultura irlandesa e das celebrações do Dia de São Patrício (ou St. Patrick’s Day).

“O presidente [Donald Trump] é um grande fã de vestimentas conservadoras, então, se ele notar essas meias, você terá que me defender. Isso faz parte do fortalecimento das relações irlandesas-americanas”, brincou Vance, que costumava dar meias temáticas de presente para colegas.

JD Vance - meias - metrópoles
J.D. Vance também homenageou Micheál Martin com o verde da gravata e o broche de árvore no paletó

Em resposta, Martin manteve o bom humor, dizendo que, após ver as meias, repensaria o próprio estilo conservador. Posteriormente, em encontro com Donald Trump no Salão Oval, o político republicano realmente notou as meias estampadas do colega, e pareceu se distrair com elas. Quem disse que um ório simples não tem potencial para “quebrar o gelo” no meio diplomático?

JD Vance - meias - metrópoles
Os órios não aram despercebidos por Donald Trump

Desta vez, a piada funcionou, mas nem sempre foi assim. Alguns anos atrás, o ório para os pés também foi um tópico político, mas no Reino Unido. O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson, antes de assumir o cargo em 2019, foi alvo de uma “fofoca fashion” após a imprensa notar que ele usou o mesmo par de meias em ocasiões consecutivas.

O “desleixo” somou à má impressão deixada pelo líder conservador quando o assunto era moda. O político, que se manteve no cargo até 2022, também ficou famoso por usar camisas sociais amassadas e, por vezes, desalinhadas dentro da calça. Sem falar, é claro, nas gravatas com nós tortos e nos cabelos bagunçados.

Boris Johnson - Metrópoles
O ex-premiê britânico Boris Johnson ficou famoso pelo visual com camisas amarrotadas, cabelos bagunçados, gravatas com nó de qualquer jeito e até meias usadas de forma contínua

Trump e o conservadorismo

Quando se trata de Donald Trump, não faltam situações em que a política e a moda foram tópicos conjuntos em pautas. Alguns deles, relacionados à esposa, Melania, como os possíveis significados conservadores do visual dela para a posse do marido, em janeiro.

O sobretudo azul-marinho pode, por exemplo, ser associado às normas fascistas impostas à vestimenta feminina na Itália dos anos 1930, que enfatizavam, de forma limitante, a função da mulher como figura materna, ao evidenciar cintura e seios.

“Dar destaque para essas duas partes do corpo feminino tem a intenção de comunicar que essa mulher é ou vai ser uma boa mãe, porque um quadril avantajado dá a impressão de que essa mulher vai conseguir parir vários filhos”, explicou o produtor de conteúdo João Biondi, em vídeo publicado no TikTok, citando como referência o livro Fashion Under Fascism, de Eugenia Paulicelli.

Melania Trump na posse presidencial de Donald Trump - Metrópoles
O visual de Melania Trump na posse do marido, em janeiro, deu o que falar pelas possíveis mensagens da combinação. Apesar de elegante, abriu margem para leituras que apontam conservadorismo e até distanciamento

À parte da formalidade dos ternos do presidente e dos vestidos de gala de Melania, Trump usa como ferramenta política um ório, adotado em peso pelos eleitores que o apoiam: os bonés vermelhos – cor do Partido Republicano – com a frase “Make America Great Again”, ou “Faça a América grande novamente”, em tradução livre.

Os órios, como a coluna mostrou recentemente ao abordar também a chamada “guerra dos bonés”, podem ser considerados um novo símbolo da polarização política.

A frase foi slogan da primeira campanha de Trump em 2016 e, naquele período, a venda dos bonés chegou a arrecadar US$ 80 mil por dia, segundo Jared Kushner, marido de Ivanka Trump. Com a campanha de 2024, que resultou no segundo mandato do político republicano, a frase voltou à tona. Segundo o jornal The Independent, mais de 1,2 milhão de bonés MAGA foram vendidos entre janeiro e outubro do ano ado.

6 imagens
A frase significa "Faça a América grande novamente"
A cor é a mesma do Partido Republicano, de Trump
Os bonés também marcam presença nas campanhas políticas brasileiras
A frase "O Brasil é dos brasileiros" protagonizou uma troca de farpas recente no Congresso Nacional
No Brasil, há anos, a esquerda usa os bonés do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra como símbolo político
1 de 6

Bonés vermelhos com a frase Make American Great Again marcaram presença nas campanhas de Donald Trump à presidência estadunidense

Jim Vondruska/Getty Images
2 de 6

A frase significa "Faça a América grande novamente"

Anna Barclay/Getty Images
3 de 6

A cor é a mesma do Partido Republicano, de Trump

Jabin Botsford/The Washington Post via Getty Images
4 de 6

Os bonés também marcam presença nas campanhas políticas brasileiras

Alexandre Schneider/Getty Images
5 de 6

A frase "O Brasil é dos brasileiros" protagonizou uma troca de farpas recente no Congresso Nacional

Maria Eduarda Portela/Metrópoles
6 de 6

No Brasil, há anos, a esquerda usa os bonés do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra como símbolo político

Rafaela Felicciano/Metrópoles

E o terno?

O presidente da Ucrânia deu o que falar no fim de fevereiro ao participar, sem terno, de uma reunião com Donald Trump, no gabinete do presidente estadunidense. Na ocasião, Volodymyr Zelensky vestiu uma calça escura e um suéter preto com gola padre, similar aos trajes militares ucranianos.

Zelensky, que antes seguia o dress code tradicional de líderes mundiais, adotou um visual mais casual para eventos formais e entrevistas após a invasão russa na Ucrânia, em 2022. Segundo ele, essa é uma forma de se solidarizar com os soldados na linha de frente nos conflitos com a Rússia. O tridente do suéter, por exemplo, é um símbolo do país.

Imagem colorida mostra Donald Trump e Volodymyr Zelensky - Metrópoles
Zelensky e Trump bateram boca em uma reunião no Salão Oval no fim de fevereiro. A discussão completa está disponível com legendas no vídeo abaixo

Na reunião recente com Trump, no entanto, a informalidade do visual virou assunto. Um jornalista do canal trumpista Real America’s Voice levou o vice-presidente J.D. Vance aos risos enquanto provocava Zelensky questionando a escolha fashion. “Você é o mais alto escalão nesse país e se recusa a usar um terno. Você tem um terno?”, perguntou Brian Glenn.

“Vou usar um terno depois que essa guerra acabar. Talvez algo como o seu [o de Brian], talvez algo melhor. Não sei, vamos ver. Talvez algo mais barato”, respondeu o presidente ucraniano. Em dezembro de 2022, quase um ano após o início dos ataques russos a seu país, ele havia discursado no Congresso dos Estados Unidos trajando um suéter na cor verde-oliva.

Nada é por acaso

Os exemplos acima mostram que, principalmente para figuras públicas, roupas, calçados e órios, ou a forma de usá-los, podem gerar um impacto positivo ou negativo, bem como questionamentos e quebras de expectativa. Mas, no fim das contas, o fato é: a moda sempre comunica algo e causa uma impressão. Portanto, cada escolha é uma mensagem silenciosa, capaz de redefinir percepções e deixar uma marca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?