body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Espanha: saiba o panorama da moda no país, lar das marcas Zara e Loewe

Berço de empresas e estilistas famosos, a Espanha a por bom momento econômico, mas a recuperação pós-pandemia ainda é lenta na moda

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rober Solsona/Europa Press via Getty Images
Loja da Zara na Espanha - Metrópoles
1 de 1 Loja da Zara na Espanha - Metrópoles - Foto: Rober Solsona/Europa Press via Getty Images

Muito além de um destino turístico badalado, que tem fortalecido a economia local, a Espanha é uma força criativa quando se trata de moda. Afinal, é lar de marcas globalmente famosas, berço de alguns dos estilistas mais importantes da história e forte na tradição do artesanato. A seguir, a coluna destrincha em alguns tópicos o panorama da moda na Espanha, setor que, por lá, a por uma recuperação lenta após a pandemia da Covid-19.

Vem saber mais:

  • A Espanha é a 4ª maior economia da zona do euro e o 2º destino turístico global.
  • A indústria têxtil espanhola está em recuperação lenta após a pandemia, com queda no faturamento em relação ao período pré-pandêmico, com influência de fatores geopolíticos e econômicos globais.
  • Zara e Mango são os grandes nomes espanhóis em fast fashion, enquanto a Loewe, destaque no setor de luxo, se mantém entre as cinco marcas mais desejadas globalmente.
  • A Espanha foi berço de ícones da moda como Cristóbal Balenciaga, Paco Rabanne e Manolo Blahnik, e é reconhecido pelo rico artesanato, com destaque para as regiões de Andaluzia e Catalunha.
A imagem mostra o designer Jonathan Anderson andando em uma arela com calças cinza e camisas e camisa azul
Recentemente, o estilista norte-irlandês Jonathan Anderson deixou a direção criativa da grife espanhola Loewe, após 11 anos

 

Cenário econômico

Ocupando atualmente a 4ª posição entre as economias da zona do euro, a Espanha teve um crescimento do produto interno bruto (PIB) maior que França, Itália e Reino Unido em 2024, com 3,2%. O país recebeu 94 milhões de visitantes no ano ado, em 2º lugar no ranking global, atrás da França, com 100 milhões. Como pontuou a BBC, pode vir a se tornar o maior destaque em turismo estrangeiro no mundo.

Entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, segundo a The Economist, a Espanha teve o melhor desempenho na economia em 2024, mesmo após a queda de 11% no PIB em 2020. Entre os desafios, no entanto, o país tem a dependência pesada no turismo, a maior taxa de desemprego da União Europeia (apesar da queda no último trimestre de 2024) e uma dívida pública que excede a produção econômica anual.

Mulheres dançando flamenco na Espanha - Metrópoles
Em 2024, a Espanha foi o segundo país mais visitado do mundo, com 94 milhões de turistas, atrás somente da França, com 100 milhões

 

E o setor de moda?

Se o cenário é animador para a economia, a indústria têxtil, em contrapartida, tem ado por uma recuperação lenta em relação aos números pré-pandemia. Em 2023, o faturamento do setor de moda espanhol foi 32,9% menor comparado a 2019, como informou o El País. Dados divulgados no começo de 2024 pela Icex España Exportaciones e Inversiones apontam que os produtos têxteis do país europeu diminuíram 3% em vendas internacionais, marcando a 4ª queda em 24 anos.

Em entrevista ao jornal, publicada em dezembro, a diretora-executiva da Associação de Designers de Moda da Espanha, Pepa Bueno, cita como fatores para o choque na moda espanhola os “altos e baixos” atuais da geopolítica, como a guerra na Ucrânia e o fechamento do mercado russo, os conflitos do Oriente Médio e as contrações do mercado chinês. Além, é claro, de questões como inflação, câmbio, desaceleração do consumo em alguns mercados e tarifas, que têm afetado o setor a nível global.

No segmento on-line, em dados de um ano atrás, a chinesa Shein ficava com a liderança no país, responsável por 11% das compras, seguida pela Zara (6%) e a sueca H&M (3%). A varejista asiática, que tem um escritório em Madri e chegou a abrir uma grande loja pop-up na cidade, também liderou os vizinhos Itália, Portugal e Grécia em 2023.

Loja da Zara na Espanha - Metrópoles
A rede de fast fashion Zara, presente em mais de 90 países, é de origem espanhola e pertence ao grupo Inditex

 

Marcas de relevância global

As marcas de fast fashion – e concorrentes – Zara e Mango são as maiores do setor de moda na Espanha, com forte presença no mercado internacional. Principal etiqueta no portfólio do grupo Inditex, a Zara está presente em mais de 90 países, enquanto a Mango, que deixou de operar no Brasil em 2013 (e voltou a ser vendida aqui pela Dafiti, em 2023), está em 120 mercados.

Já no segmento de luxo, o destaque fica com a Loewe, que bombou nos últimos anos com as criações de Jonathan Anderson, que deixou a direção criativa da casa há poucos dias, após 11 anos no cargo. A grife, que pertence ao conglomerado LVMH, figura há dois anos no top 5 de mais quentes da moda da plataforma Lyst. No último trimestre de 2024, ocupou a 4ª posição do ranking global.

Loja da Mango na Espanha - Metrópoles
A fast fashion Mango, presente em 120 mercados, também é um dos destaques globais da Espanha na moda

 

Berço de grandes estilistas

A Espanha foi berço de estilistas importantes, a começar pelo lendário couturier Cristóbal Balenciaga (1895-1972), conhecido como o “arquiteto da moda” (no vídeo abaixo, veja o trailer de uma série baseada na vila dele, do Disney+). Inspirado pela tradição espanhola e também sa, japonesa e chinesa, ele trabalhava formas limpas e estruturadas que conquistaram clientes importantes, e tinha como iradores ninguém menos que Gabrielle Chanel e Christian Dior.

Outros designers espanhóis de renome global incluem Paco Rabanne (1934-2023), que ousou com futurismo nos anos 1960, e Manolo Blahnik, cujos sapatos são os queridinhos da personagem Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) na série Sex and the City, da HBO. Fundamental para o design de moda espanhol no século 20 foi Pedro Rodríguez (1895-1990), famoso por misturar técnica, materiais finos e estética rebuscada.

Na galeria abaixo, veja fotos de estilistas nascidos na Espanha:

9 imagens
Paco Rabanne (1934-2023)
Pedro Rodriguez (1895-1990)
Adolfo Domínguez (1950-)
Custo Dalmau (1959-)
Sybilla Sorondo (1963-)
1 de 9

Cristóbal Balenciaga (1895-1972)

Roger Viollet via Getty Images
2 de 9

Paco Rabanne (1934-2023)

Alain Dejean/Sygma via Getty Images
3 de 9

Pedro Rodriguez (1895-1990)

Gianni Ferrari/Cover/Getty Images
4 de 9

Adolfo Domínguez (1950-)

Oscar Gonzalez/NurPhoto via Getty Images
5 de 9

Custo Dalmau (1959-)

Pietro D'aprano/FilmMagic via Getty Images
6 de 9

Sybilla Sorondo (1963-)

Europa Press/Europa Press via Getty Images
7 de 9

Josep Font (1967-)

Estrop/Getty Images
8 de 9

Amaya Arzuaga (1970-)

Carlos Alvarez/Getty Images
9 de 9

Alejandro Palomo (1992-)

Patricia J. Garcinuno/Getty Images

Tradição no artesanato

Com a saída de Jonathan Anderson da Loewe, algumas falas de uma entrevista de 2020 do estilista voltaram a repercutir na web, ressaltando a relação do país de origem da marca com a arte. “A Espanha é muito diferente de outros países da Europa, porque possui regiões muito diversas, com um artesanato muito rico”, comentou. O artesanato é destaque em regiões como Andaluzia e Catalunha.

A marca sa Polène, por exemplo, fabrica os artigos de couro em uma cidade espanhola que é referência no assunto, Ubrique, na região da Andaluzia. Somando as vagas de forma direta e indireta, a etiqueta emprega 13,7% da população local, estimada em 16,3 mil habitantes. O curtume usado nos produtos, além da Itália, também tem origem espanhola.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?