body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Presidente da CCJ do Senado resiste a aumento do número de deputados

Presidente da CCJ do Senado, Otto Alencar disse à coluna que projeto que aumenta número de deputados federais não deve ser prioridade

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto colorida do senador senador Otto Alencar (PSD-BA) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do senador senador Otto Alencar (PSD-BA) - Metrópoles - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o senador Otto Alencar (BA) resiste ao projeto que aumenta o número de deputados federais.

Na avaliação do parlamentar, a proposta, aprovada pela Câmara na terça-feira (6/5), não deve ser prioridade, pois não é adequada para o momento atual do país.

4 imagens
Para o líder do PSD, os parlamentares devem focar em outras pautas
Deputado Damião Feliciano foi o relator da proposta na Câmara
Deputados aprovaram proposta na quarta-feira
1 de 4

Presidente da CCJ disse que proposta que aumenta numerpo de cadeira de deputados não é proridade

Marcos Oliveira/Agência Senado
2 de 4

Para o líder do PSD, os parlamentares devem focar em outras pautas

Marcos Oliveira/Agência Senado
3 de 4

Deputado Damião Feliciano foi o relator da proposta na Câmara

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
4 de 4

Deputados aprovaram proposta na quarta-feira

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

“Esse projeto não deve ser prioridade, inclusive porque temos várias pautas antes. Não vejo essa matéria como uma solução para os problemas que o Brasil enfrenta hoje, como a inflação. Acho que é o momento de pensar mais em soluções que estejam em sintonia com o governo federal”, disse o presidente da CCJ à coluna.

A proposta

Como o Metrópoles noticiou, o projeto de lei complementar que aumenta o número de deputados foi aprovado por por 270 votos a 207 e uma abstenção. A proposta seguiu para análise da CCJ no Senado.

No texto aprovado, o relator da proposta, deputado Damião Feliciano (União-PB), propôs que a Câmara e dos atuais 513 para 531 deputados. Na prática, seriam 18 novos parlamentares a partir da eleição de 2026.

A direção-geral da Câmara prevê um impacto financeiro anual de R$ 64,4 milhões. O relator do projeto na Casa, porém, argumenta que não haverá prejuízo, pois os recursos sairão do orçamento já existente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?