body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Câmara aprova projeto que aumenta número de deputados para 531

O impacto financeiro anual do aumento do número de deputados é estimado em R$ 64,4 milhões

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Imagem colorida do Plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (6/5), por 270 votos a 207 (um abstenção), o projeto de lei complementar que aumenta o número de deputados federais. Antes da votação sobre a questão, ainda nesta noite, os parlamentares haviam aprovado a urgência da tramitação do texto.

A urgência acelerou a apreciação da matéria na Casa, já que deixou de ser necessária a tramitação pelas comissões. O texto segue agora para o Senado Federal.

O relator da proposta, deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), propôs que a Câmara dos Deputados e de 513 para 531 deputados. Na prática, seriam 18 novos parlamentares a partir das próximas eleições.

A direção-geral da Câmara prevê um impacto financeiro anual de R$ 64,4 milhões, mas o relator argumenta que não haverá prejuízo ao orçamento da Casa.

“Considerando a margem orçamentária estimada para o exercício de 2025, a direção da Casa conclui que, mesmo hoje, o orçamento da Câmara dos Deputados já comportaria as despesas decorrentes da aprovação do projeto”, disse Damião em seu parecer.


Ganham cadeiras as seguintes bancadas estaduais:

  • Amazonas – ganha mais 2 deputados;
  • Ceará – ganha 1 deputado;
  • Minas Gerais – ganha 1 deputado;
  • Goiás – ganha 1 deputado;
  • Mato Grosso – ganha mais 2 deputados;
  • Pará – ganha mais 4 deputados;
  • Paraná – ganha 1 deputado;
  • Rio Grande do Norte – ganha mais 2 deputados;
  • Santa Catarina – ganha mais 4 deputados.

Determinação do STF

Em outubro de 2023, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que o Congresso Nacional teria até 30 de junho de 2025 para fazer a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada unidade da federação.

Os ministros ainda firmaram o entendimento que, após esse prazo, e na hipótese de persistência da omissão inconstitucional, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura que se iniciará em 2027, bem como o consequente número de deputados estaduais e distritais.

A decisão considerou que a falta de atualização no tamanho das bancadas feria a Constituição Federal. A Carta Magna estabelece que “o número total de deputados, bem como a representação por estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população”.

A medida defendida pelo presidente Hugo Motta e por lideranças partidárias é pelo aumento no número de cadeias, ao invés da redistribuição das 513 vagas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?