Lula cancela agendas na terça após mal-estar, mas deve manter viagem
Um dia após ter mal-estar, presidente Lula cancelou agendas previstas para a terça-feira (27/5), mas mantém planos de viajar à França
atualizado
Compartilhar notícia

Um dia após ar mal e precisar fazer exames no hospital, o presidente Lula cancelou agendas nesta terça-feira (27/5). Segundo auxiliares, o petista vai despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial.
O cancelamento atingiu ao menos duas agendas de Lula até então previstas para a terça-feira: um encontro com reitores de universidades federais e as comemorações do Dia do Diplomata, no Itamaraty.
Acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), Lula se reuniria com os reitores de universidades federais tratar da recomposição orçamentária das instituições.
O encontro aconteceria dias após o governo federal anunciar o bloqueio de R$ 31,3 bilhões do Orçamento da União de 2025, para ajudar no cumprimento das regras e metas fiscais.
À coluna, o ministro da Secom, Sidônio Palmeira, confirmou que Lula permanecerá no Alvorada. Sidônio afirmou ainda que, por ora, a viagem do petista à França, na próxima semana, “está mantida”.
De acordo com a assessoria Planalto, Lula será representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin no evento do Itamaraty e pelo chefe do MEC na reunião com reitores das universidades.
Estado de saúde de Lula
Como a coluna noticiou, Lula suspendeu as agendas oficiais no Palácio do Planalto e foi levado para a unidade do hospital Sírio-Libanês em Brasília na tarde da segunda-feira (26/5).
Segundo o hospital, Lula teve uma crise de labirintite e foi levado à unidade de saúde para fazer exames de sangue e de imagem. Do hospital, foi para o Alvorada descansar no final da tarde.
Apesar do episódio, integrantes do governo ouvidos pela coluna dizem que o presidente da República não teve nada grave. “Ele está bem”, afirmou um ministro à coluna, sob reserva.
A Presidência informou que Lula ou por avaliação médica na manhã de terça e que segue tomando remédio para labirintite. Os médicos estimam um prazo de 24h a 48h para a melhora dos sintomas.