body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Governo não está em operação de retaliação”, diz Gleisi sobre anistia

Ministra Gleisi Hoffmann disse à coluna que governo não pretende retaliar deputados que am pedido de urgência do projeto da anistia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse à coluna, nesta terça-feira (15/4), que o governo não está atuando para retaliar os deputados de partidos da base que apoiaram o pedido de urgência do projeto da anistia.

De acordo com Gleisi, a estratégia do Palácio do Planalto continuará sendo convencer os parlamentares, por meio do diálogo, da “gravidade política, jurídica e institucional” que a proposta representaria.

4 imagens
1 de 4

A ministra Gleisi Hoffmann

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
2 de 4

Gil Ferreira/SRI
3 de 4

Gil Ferreira/SRI
4 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

“O governo não está numa operação de retaliação, mas está, sim, mostrando aos deputados a gravidade política, jurídica e institucional que significa apoiar esse projeto”, afirmou a ministra.

Segundo Gleisi, o projeto visa “garantir a impunidade de Bolsonaro e de quem mais tentou derrubar” o governo Lula. “É um absurdo apoiar o projeto sendo da base do governo”, declarou a ministra.

“Trata-se de uma grave afronta ao Judiciário e à própria democracia. Urgência é preciso para projetos que beneficiam o povo brasileiro, e não para proporcionar golpe continuado”, emendou Gleisi.

PL da Anistia e atuação de Gleisi

Gleisi, como vem mostrando a coluna, tem atuado para barrar o avanço da proposta na Câmara. Ele tem procurado deputados de partidos da base para ponderar o impacto de uma possível aprovação do projeto.

Apesar da articulação da ministra, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), conseguiu mais que as 257 s mínimas e protocolou o requerimento de urgência do projeto na segunda-feira (14/4).

Dos 264 deputados que am o requerimento, 146 são filiados a partidos que possuem pelo menos um ministério no governo Lula, de acordo com levantamento feito pela coluna.

Após as s desses parlamentares virem à tona, integrantes do Planalto aram a defender que o governo fosse “para cima” deles e retirasse os cargos que possuem no Executivo.

STF reclama de Gleisi

Como a coluna noticiou, ministros do STF procuraram auxiliares e interlocutores de Lula na área jurídica, na semana ada, para reclamar de uma declaração dada por Gleisi relacionada à anistia.

Em entrevista na quinta-feira (10/4), Gleisi disse considerar “plenamente defensável” a discussão sobre redução de penas a civis condenados pelo 8 de Janeiro e que o debate pode ser feito pelo Congresso Nacional.

A fala caiu mal no Supremo. Segundo apurou a coluna, ao menos três ministros da Corte procuraram auxiliares de Lula para reclamar. Eles classificaram a fala como um “absurdo”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?