body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Como Gleisi tem chamado o PL da Anistia nos bastidores

Responsável pela articulação política do governo Lula, ministra Gleisi Hoffmann tem se referido ao projeto da anistia com outros termos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gil Ferreira/SRI
Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
1 de 1 Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann - Foto: Gil Ferreira/SRI

A ministra das Relações InstitucionasGleisi Hoffmann, tem se referido ao projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro com outros termos.

Em conversas reservadas, segundo líderes partidários da Câmara, a ministra da articulação política tem chamado a proposta de “PL de liberdade do golpe”.

4 imagens
1 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
2 de 4

Gil Ferreira/SRI
3 de 4

Gil Ferreira/SRI
4 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Gleisi, como vem mostrando a coluna, tem atuado para barrar o avanço da proposta na Câmara. Ele tem procurado deputados de partidos da base para ponderar o impacto de uma possível aprovação do projeto.

Apesar da articulação da ministra, o líder do PL, Sosténes Cavalcante (PL-RJ), conseguiu as 257 s mínimas e protocolou o requerimento de urgência do projeto na segunda-feira (14/4).

Dos 264 deputados que am o requerimento, 146 são de partidos que possuem pelo menos um ministério no governo Lula, de acordo com levantamento feito pela coluna.

STF reclama de Gleisi

Como a coluna noticiou, ministros do STF procuraram auxiliares e interlocutores de Lula na área jurídica na semana ada para reclamar de uma declaração dada por Gleisi relacionada à anistia.

Em entrevista na quinta-feira (10/4), Gleisi disse considerar “plenamente defensável” a discussão sobre redução de penas a civis condenados pelo 8 de Janeiro e que o debate pode feito pelo Congresso Nacional.

A fala caiu mal no Supremo. Segundo apurou a coluna, ao menos três ministros da Corte procuraram auxiliares de Lula para reclamar. Eles classificaram a fala como um “absurdo”.

Após a reação do STF, Gleisi usou as redes sociais para enfatizar que as eventuais revisões de penas podem até ser discutidas pelo Congresso e pela sociedade, mas que o ato em si cabe “única e exclusivamente” ao Supremo.

“Quero deixar claro que eventuais revisões de pena aos réus do 8 de Janeiro cabem única e exclusivamente ao Supremo Tribunal Federal, que conduz os processos. Entendo sim que esse debate pode e deve ser feito na sociedade, inclusive no Congresso, como já vem acontecendo de fato, mas sem interferir na autonomia do Poder Judiciário. Reafirmo minha crítica ao PL da Anistia e seu substitutivo, que visam a impunidade de Bolsonaro e dos comandantes do golpe. São eles que manipulam a questão das penas para confundir a população e encobrir o objetivo de não pagar pelos crimes que cometeram contra a democracia”, escreveu Gleisi na sexta-feira (11/4).

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?