body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Futuro presidente da Câmara atua para tirar Lira de sua sombra

Prestes a ser eleito presidente da Câmara, Hugo Motta trabalha para emplacar seu padrinho Arthur Lira (PP-AL) como ministro do governo Lula

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
hugo motta arthur lira - Metrópoles
1 de 1 hugo motta arthur lira - Metrópoles - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Franco favorito para se eleger presidente da Câmara no sábado (1º/2), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) vem trabalhando arduamente nos bastidores para emplacar Arthur Lira (PP-AL) como ministro do governo Lula.

Motta articula para que o atual presidente da Câmara assuma o poderoso Ministério da Agricultura. O argumento é de que, por sua ligação com o setor, o deputado alagoano ajudaria a reduzir a resistência do segmento à gestão Lula.

A dedicação de Motta, porém, não visa simplesmente ajudar Lira, que foi o principal responsável por articular o consenso entre os partidos em torno da candidatura do deputado do Republicanos ao comando da Câmara.

3 imagens
O então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em setembro de 2024, em evento da Lei Geral do Turismo.
Lira ajudaria Lula a diminuir resistência do setor da agropecuária
1 de 3

Arthur Lira foi escolhido como relator da proposta de reforma do IR

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
2 de 3

O então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em setembro de 2024, em evento da Lei Geral do Turismo.

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 3

Lira ajudaria Lula a diminuir resistência do setor da agropecuária

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Com a estratégia, Motta visa, segundo aliados, tirar seu antecessor de sua “sombra”. Com o deputado alagoano longe da Câmara, o futuro presidente da Casa teria mais liberdade para atuar, sem ter que dividir protagonismo.

Lira deixará o comando da Câmara dos Deputados após quatro anos consecutivos no cargo. Nesse período, o parlamentar do PP ganhou muita influência junto a deputados de diferentes espectros políticos.

Apesar da articulação de Motta, não há ainda qualquer decisão de Lula. A equação não será fácil para o petista. Para nomear Lira na Agricultura, Lula teria de desalojar o PSD, sigla que comanda a pasta atualmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?