Futuro presidente da Câmara atua para tirar Lira de sua sombra
Prestes a ser eleito presidente da Câmara, Hugo Motta trabalha para emplacar seu padrinho Arthur Lira (PP-AL) como ministro do governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia

Franco favorito para se eleger presidente da Câmara no sábado (1º/2), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) vem trabalhando arduamente nos bastidores para emplacar Arthur Lira (PP-AL) como ministro do governo Lula.
Motta articula para que o atual presidente da Câmara assuma o poderoso Ministério da Agricultura. O argumento é de que, por sua ligação com o setor, o deputado alagoano ajudaria a reduzir a resistência do segmento à gestão Lula.
A dedicação de Motta, porém, não visa simplesmente ajudar Lira, que foi o principal responsável por articular o consenso entre os partidos em torno da candidatura do deputado do Republicanos ao comando da Câmara.
Com a estratégia, Motta visa, segundo aliados, tirar seu antecessor de sua “sombra”. Com o deputado alagoano longe da Câmara, o futuro presidente da Casa teria mais liberdade para atuar, sem ter que dividir protagonismo.
Lira deixará o comando da Câmara dos Deputados após quatro anos consecutivos no cargo. Nesse período, o parlamentar do PP ganhou muita influência junto a deputados de diferentes espectros políticos.
Apesar da articulação de Motta, não há ainda qualquer decisão de Lula. A equação não será fácil para o petista. Para nomear Lira na Agricultura, Lula teria de desalojar o PSD, sigla que comanda a pasta atualmente.