Jantar de Motta em SP teve Tarcísio, ministros de Lula e fala de Lira
Favorito para se eleger presidente da Câmara, Hugo Motta esteve em São Paulo com Tarcísio de Freitas, Ricardo Nunes e ministros de Lula
atualizado
Compartilhar notícia

Favorito para se eleger presidente da Câmara no próximo sábado (1º/2), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) jantou com integrantes da bancada paulista nessa segunda-feira (27/1), em uma pizzaria no bairro Higienópolis, em São Paulo.
Além dos deputados, o evento contou com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), e ao menos dois ministros de Lula: Silvio Costa Filho (Portos) e Márcio França (Empreendedorismo). O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também esteve presente.
Segundo apurou a coluna, Lira, Tarcísio e Nunes discursaram. Em sua fala, o atual presidente da Câmara ressaltou que o processo de articulação para a candidatura de Motta como consenso em sua base foi difícil para o deputado alagoano.
Lira também foi alvo de brincadeiras dos deputados presentes. Parlamentares diziam que o atual presidente da Câmara marcou a eleição para um sábado para evitar que Motta quebre seu recorde de votos na eleição.
Em fevereiro de 2023, Lira foi reeleito presidente da Câmara com votos de 464 dos 513 deputados. Até então, a maior votação tinha sido de Ibsen Pinheiro (MDB-RS), em 1991, e de João Paulo Cunha (PT-SP), em 2003, com 434 em cada ocasião.
O discurso “de campanha” de Hugo Motta
Motta foi o último a discursar no jantar. Segundo relatos, ele fez um fala leve, sem promessas específicas. “Como ele não tem adversários, ele fez um discurso de campanha, não de candidato”, afirmou à coluna um dos deputados presentes.
Em seu discurso, o favorito para suceder Lira prometeu trabalhar com humildade, diálogo e buscando consenso para aprovar as pautas na Câmara. Motta não mencionou a questão das emendas na fala, segundo relatos.
Nesta terça-feira (28/1), Motta terá um jantar com deputados do Rio de Janeiro. Como noticiou a coluna, o governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), foram convidados e devem comparecer.