Deputado quer que Ministério Público investigue Lula por fala machista
Deputado bolsonarista pediu que Conselho de Direitos Humanos acione MP para investigar fala de Lula sobre nomeação de Gleisi Hoffmann
atualizado
Compartilhar notícia

Um deputado da oposição acionou o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) contra Lula pelo comentário machista sobre a nomeação de Gleisi Hoffmann (PT-PR) como ministra das Relações Institucionais.
Em requerimento enviado na quarta-feira (12/3), o deputado Evair de Mello (PP-ES), membro da bancada bolsonarista da Câmara, pede que o conselho investigue Lula por causa da declaração sobre Gleisi.
No documento, o deputado solicita que o conselho acione o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão abra investigação civil contra Lula por sua fala.
Segundo Evair, a afirmação do presidente de que colocou “mulher bonita” na SRI para ter boa relação com o Congresso Nacional reforça “discriminação de gênero e preconceitos partidários”.
“Tais palavras não podem ser naturalizadas, especialmente quando proferidas pela maior autoridade do país. O teor misógino da declaração contribui para a perpetuação da cultura de discriminação e desqualificação das mulheres, em flagrante violação aos princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana”, afirma o deputado.
Dias antes da fala de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro também fez um comentário machista. Em conversa com apoiadores no Carnaval, ele chamou mulheres petistas de “feias” e incomíveis”.