Damares questiona Rui Costa sobre contratação sem licitação para COP30
Senadora Damares Alves questionou ministro Rui Costa sobre contratação, sem licitação, de entidade para organização da COP30 em Belém
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, terá de explicar ao Senado a contratação, sem licitação, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) para organizar a COP30 em Belém (PA).
A cobrança foi feita na quinta-feira (13/3) pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Em requerimento, a parlamentar questiona o ministro sobre a contratação da organização, sediada na Espanha, no valor de R$ 478,3 milhões.
Damares também levanta a possibilidade de possível conflito de interesse, considerando que o ex-presidente da OEI Leonardo Barchini atualmente ocupa o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC).
“Dada a magnitude dos valores envolvidos e a importância do evento para o Brasil, é imperativo garantir a transparência do processo e o correto emprego dos recursos públicos”, justifica a senadora.
O que Damares quer saber
Dentre os questionamentos feitos a Rui Costa pela senadora bolsonarista, está o pedido sobre um possível parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a contratação sem licitação da OEI.
Damares também pergunta sobre a decisão de contratar organização sediada na Espanha para a realização do evento climático da ONU no Brasil e se houve comparação de custos com empresas brasileiras.
O requerimento de Damares foi enviado para a mesa diretora do Senado, à qual caberá decidir se envia ou não o pedido de explicações ao ministro da Casa Civil.