Anunciada como ministra, Gleisi começa a procurar líderes da Câmara
Prestes a assumir a articulação política do governo Lula, Gleisi Hoffmann está chamando líderes da Câmara para reuniões individuais
atualizado
Compartilhar notícia

Anunciada como nova ministra das Relações Institucionais do governo Lula na véspera do Carnaval, Gleisi Hoffmann já começou a procurar lideranças da Câmara para conversas individuais a partir da próxima segunda-feira (10/3), quando toma posse no cargo oficialmente.
De acordo com deputados ouvidos pela coluna, Gleisi ligou para alguns líderes de bancadas ainda na sexta-feira (28/2), logo após Lula anunciar seu nome como substituta de Alexandre Padilha na articulação política. Nas conversas, ela os convidou para reuniões na próxima semana.
Segundo aliados de Gleisi, a nova ministra das Relações Institucionais pretende usar as conversas para fazer “política de forma artesanal”. A ideia seri entender as necessidades de cada uma das lideranças da Câmara, com o objetivo de melhorar a relação entre a Casa e o governo.
Atualmente, a Câmara é um dos principais entraves políticos de Lula. Nos últimos anos, Padilha enfrentou dificuldades de relacionamento como ministro da articulação política do governo, especialmente por causa de imbróglio envolvendo o pagamento de emendas parlamentares.
Como mostrou a coluna, a decisão de Lula de nomear Gleisi como substituta de Padilha mira a construção de uma nova “frente ampla” para as eleições de 2026. Em 2022, a então presidente do PT foi responsável por organizar a chapa de Lula que derrotou Jair Bolsonaro (PL) no pleito.