Vai de graça: transporte será gratuito a partir da 0h de sábado no DF
O programa Vai de Graça, do GDF, a a valer nos primeiros minutos deste sábado de Carnaval. Gratuidade vai até 23h59 de terça-feira (4/3)
atualizado
Compartilhar notícia

O programa Vai de Graça, que dará gratuidade na agem de ônibus e do metrô para a população, a a valer a partir da 0h deste sábado (1º/3). O transporte gratuito, neste feriado de Carnaval, será válido até as 23h59 de terça-feira (4/3).
O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a gratuidade do transporte público aos domingos e feriados. A medida é um teste do GDF para possível tarifa zero todos os dias.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a frota dos ônibus rodará com escala reforçada. No sábado e terça de Carnaval, a frota seguirá a tabela de sábado; no domingo, a de domingo com reforço; e na segunda, a de dia útil – sempre com apoio no fim dos eventos, conforme a demanda. “Sabemos da demanda e dos horários de dispersão, dos eventos e blocos. Também teremos um centro de monitoramento durante todo o Carnaval para avaliar a necessidade de oferta de mais ônibus”, afirmou ao Metrópoles.
Na quarta (5/3), a programação será de dia útil com reforço no período das 11h às 13h, em função do início de expediente às 14h nas repartições públicas locais e federais.
Durante os dias de Carnaval, o o ao metrô também será gratuito, com funcionamento estendido da 5h30 à 1h. No entanto, a partir de 23h30, o embarque estará disponível apenas na Estação Central.
Zeno também explicou que, por recomendações dos órgãos de segurança, não haverá mudanças no embarque em relação aos dias comuns. Ou seja, para utilizar o transporte público gratuito, é só entrar nos ônibus pela porta da frente.
“Vamos limitar o o pela porta da frente, com todos ando pela catraca. Quem tem o Cartão Mobilidade poderá ar normalmente, mas não vai ser debitado. A gratuidade será mantida. Os cobradores estarão a postos para orientar, mas cartões de débito e crédito não serão aceitos. Não será necessário apresentar nada”, esclareceu o secretário.